Exercício de simulação, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil
Denominada “A Terra Treme”, esta ação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), marcada para as 11:05 de terça-feira, é um exercício nacional, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, que visa “capacitar a população” para saber como agir em caso de sismo.
"Saber o que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adoptar", é a finalidade desta jornada que a ANEPC propõe a todos os cidadãos.
No âmbito deste simulacro, a ação “desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar”.
Por todo o país, os Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil (CREPC) e os Comandos Sub-Regionais de Emergência e Proteção Civil da ANEPC irão promover, em parceria com as comunidades educativas locais, corpos de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e os demais agentes de proteção civil, ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a realização do exercício “A Terra Treme”.
A ANEPC convida os cidadãos a participarem e a inscreverem-se através do site www.aterratreme.pt, reforçando o seu compromisso com a segurança e preparação para o risco sísmico.
Esta edição de “A Terra Treme” coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, “sublinhando a importância de uma sociedade informada e resiliente perante catástrofes naturais”.