Para assinalar o Dia Internacional da Juventude, os voluntários da Comunidade Criativa de Inclusão Digital de Guimarães e da Juventude Cruz Vermelha Portuguesa da Delegação de Guimarães promoveram a ação “Beata a Beata”, uma iniciativa simbólica e ambientalmente responsável dedicada à recolha de beatas de cigarro no Centro de Guimarães.
A atividade contou com a participação de 23 pessoas — 14 jovens voluntários da Juventude da Cruz Vermelha e 9 utentes do Projeto Portas Abertas. O grupo percorreu várias ruas e largos da cidade de Guimarães, recolhendo, em apenas 45 minutos, o total equivalente a 6 garrafas de 1,5L completamente cheias e 1 garrafa de 1,5L meia cheia, o que corresponde a uma estimativa de cerca de 5 850 beatas recolhidas.

Segundo Catarina Macedo, coordenadora da área da Juventude CVP da Delegação de Guimarães, “este é o terceiro ano consecutivo em que realizámos a ação ‘Beata a Beata’, o que demonstra o nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade, sensibilização ambiental e a participação cívica através do voluntariado. Os voluntários gostam muito de participar, e um dos principais motivos é porque conseguem ver logo o impacto de uma cidade mais limpa. Todos nós temos o dever de cuidar da nossa cidade e é muito gratificante ver os nossos jovens voluntários a serem pioneiros em comportamentos sustentáveis e cívicos”.
Esta iniciativa contribuiu para a limpeza urbana, valorização do património histórico e sensibilização ambiental, alinhando-se com o objetivo de construir uma cidade mais limpa, saudável e sustentável.
