Entrou hoje em vigor o Vitrusbus, serviço de transporte de passageiros flexível. Os detentores de passe da Guimabus ou Ave Mobilidade não pagam bilhete por pedido, que deve ser efetuado até 15:00 do dia anterior
O município de Guimarães, implementou o Vitrusbus, serviço de transporte de passageiros flexível, a partir desta segunda-feira, para complementar a rede de transportes públicos já existente.
O serviço vai funcionar apenas a pedido dos interessados, que devem efetuar marcação na Vitrusbus até às 15:00 do dia anterior, através da linha gratuita 800506060, do ‘site’ ou da aplicação da empresa municipal Vitrus, e comparecer na paragem à hora marcada.
Os utilizadores de passe da Guimabus ou Ave Mobilidade não pagam bilhete pelo pedido do transporte na Vitrusbus, que vai utilizar três minibus 100% elétricos.
O Vitrusbus tem o objetivo de complementar a rede de transportes públicos já existente no concelho de Guimarães e compensar a falta de oferta em períodos de menor procura, essencialmente no período noturno e fins-de-semana, fazendo sempre a ligação com a paragem mais próximo do serviço regular.
"A rede é composta por 10 zonas e dois circuitos. As zonas têm horário das 20:00 às 00:00 todos os dias do ano, havendo também quatro zonas a operar entre as 8:00 e as 20:00 aos fins de semana e feriados e duas zonas a operar das 8:00 às 20:00 nos dias úteis durante o período de férias escolares. Os dois circuitos funcionam durante os dias úteis, das 8:00 às 20:00, no interior da freguesia de polvoreira, e na ligação entre as freguesias de Pencelo e Azurém", refere a empresa municipal Vitrus.
*c/Agência Lusa
Pub