Jovens vigiam floresta durante o verão na Póvoa de Lanhoso
Sociedade
Publicado em 18/07/2024

Iniciativa está integrada no programa municipal Juventude e Movimento, dedicado às florestas 

 

Cerca de uma dezena de jovens vão desempenhar tarefas de vigias florestais durante o verão na Póvoa de Lanhoso. A iniciativa está inserida no programa da autarquia Juventude em Movimento. 

Ricardo Alves, vereador com os pelouros da Proteção Civil e da Juventude do município lanhosense, esteve numa visita ao Posto de Vigia da rede oficial, no Monte de S. Mamede, para os jovens perceberem as tarefas que lhes seriam atribuídas. 

Além do vereador, estiveram no encontro o Coordenador Municipal de Proteção Civil, Pedro Dias,e dois elementos do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR da Póvoa de Lanhoso, Carlos Gonçalves e Lino Dinis.

O programa é dedicado especificamente à vigilância florestal jovem, nos meses de julho e agosto. Cerca de uma dezena de rapazes e raparigas estarão com a máxima atenção para não só detetar e reportar eventuais ignições, mas também para serem vistos e dissuadirem comportamentos de riscos. 

Para além da vigilância fixa, a partir do Monte do Pilar (onde se situa o Castelo de Lanhoso), estes jovens vão realizar, na Praia Fluvial de Verim, campanhas de sensibilização e informação pública para temáticas da prevenção florestal, que venham a decorrer durante esse período, nomeadamente como atuar em caso de incêndio na envolvente daquela zona balnear em particular.

 

Pub 

 

Comentários