Rogério Matias regressa a Guimarães como Diretor Desportivo
Perfil
Publicado em 09/05/2022

O rumor serpenteou pelas páginas de jornais, físicos e online, desde a desvinculação de Diogo Boa Alma, confirmada no dia 2 de maio através do sítio oficial do Vitória Sport Clube na internet. Nos últimos dias, Rogério Matias foi apontado como sucessor do lisboeta e era tido como o nome favorito para assumir o cargo de Diretor Desportivo. O rumor confirmou-se durante a tarde de hoje. O Vitória Sport Clube, da mesma forma que anunciou a cessação de funções do anterior Diretor Desportivo, anunciou “a nova estrutura diretiva do futebol profissional”. Numa nota publicada no site pode ler-se que “Rogério Matias assume as funções de Diretor Desportivo” e ainda que “Pedro Gonçalves será o Team Manager da equipa principal vitoriana”. A nova equipa diretiva do futebol masculino vitoriano “já se encontra em funções” e a preparar a próxima temporada.

A frase que confirma o regresso de Rogério Matias a Guimarães, desta vez para assumir a função de Diretor Desportivo, é a que mais se destaca na nota publicada. O antigo jogador, natural de Vila Franca de Xira, vestiu a camisola do Vitória Sport Clube em mais de 160 jogos entre 2000 e 2006. Foi neste período que o vila-franquense somou as cinco internacionalizações que conta ao serviço da seleção nacional: em 2003 e 2005 foi chamado como titular ou suplente em jogos de preparação. Terminou a formação no SL Benfica e nos anos de 1990, antes de chegar à cidade-berço, passou pelo Amora FC, pela Académica, pelo União 1919, pelo agora extinto FC Maia e pelo Campomaiorense. De Guimarães viajou para a Bélgica para a única experiência além-fronteiras, representou o Stadard Liège, e depois regressou a Portugal para terminar a carreira no Rio Ave.

Quando pendurou as chuteiras, em 2009, Rogério Matias trocou as bolas e os relvados pelos livros e a sala de aula. No mesmo ano começou a frequentar o curso de Diretor Desportivo ministrado pela Quest. Eventualmente assumiu funções de scouting e recrutamento na empresa MNM Management, administrada por Fernando Meira, Pedro Mendes e Nuno Assis. Entre 2014 e 2015 frequentou a pós-graduação promovida pela Universidade Lusófona em Visualização e Análise de Equipas de Futebol. Em 2020 recorreu à Universidade Europeia para frequentar a pós-graduação de Diretor Técnico no Futebol. Durante os últimos anos, o ex-jogador não deixou o plano mediático: entre 2013 e 2021 foi comentador desportivo ao serviço da Benfica TV. Depois de deixar o clube da Luz, Rogério Matias transferiu-se para os estúdios da SportTV. Agora, novamente ao serviço do Vitória SC, o antigo jogador estreia-se como dirigente no papel de Diretor Desportivo.

Comentários