Portugal fez história ao vencer o play-off promocional do Grupo 1 da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup e vai discutir o acesso à fase final da competição por equipas em novembro.
Francisca e Matilde Jorge venceram os seus encontros e garantiram assim a promoção de Portugal ao play-off que dá acesso à fase final da Billie Jean King Cup.
A tenista número um nacional, Francisca Jorge, (253.ª WTA) confirmou o favoritismo sobre Pia Lovric (421.ª) e venceu pelos parciais de 2-6, 6-3 e 6-3.
Duas horas, Matilde Jorge, (277.ª WTA) venceu por 1-6, 6-3 e 7-5 sobre a ex-top 60 Kaja Juvan (atual 522.ª)

Portugal garantiu a presença no play-off de promoção ao terminar a primeira fase, na Pool D, com duas vitórias em três encontros (sobre Letónia e Áustria, intercaladas com uma derrota perante a Croácia).
A seleção nacional despediu-se de Vilnius com um bilhete para o play-off de setembro, a derradeira ronda antes da fase final, que se disputa a dois tempos — uma fase de qualificação com 18 equipas no início do ano e a luta pelo título com oito países na reta final da época.
34 anos depois, a equipa das quinas tentará novo apuramento para a fase final num formato inédito, já que a partir de 2025 esta fase é composta por sete grupos de três equipas, cada um num país diferente e com as sete seleções vencedoras a seguirem para as Billie Jean King Cup Qualifiers de 2026.
Pub
