Berço Academia. Sande São Lourenço volta a ter futebol
Desporto
Publicado em 02/11/2024

Requalificação do antigo estádio de Sande São Lourenço, que estava abandonado há 15 anos, foi inaugurada esta tarde 

 A União de Freguesias de Sande São Lourenço e Balazar volta a ter futebol. Esta tarde, foi inagurada a Berço Academia, situada no antigo estádio de Sande São Lourenço, que estava ao abandono. 

Este complexo fica perto do Castro de Sabroso, património nacional desde 1910, conta com um relvado sintético que em breve será certificado pela FIFA, duas bancadas, novos balneários, tribuna presidencial, camarotes, ginásio, escritórios e salas de reuniões e ainda um auditório. 

O Berço SC, nascido em 2016, subiu três vezes consecutivas até chegar ao Campeonato de Portugal. Conta com cinco escalões de formação, com mais de 100 atletas. 

Esta é a primeira de três fases de requalificação da academia: o próximo passo é a construção de outro relvado para treinos. 

Estiveram presentes na inauguração do projeto várias entidades, que usaram da palavra. 

"Uma luta antiga"

Marco Aurélio, responsável máximo do Berço SC

 É um dos sócios-fundadores do clube e um dos obreiros da Berço Academia. 

Aos presentes, Marco Aurélio relembrou que esta era uma "luta antiga", de um "exemplo de sucesso desportivo tremendo". 

"É usual dizer que o sonho se tornou realidade, eu prefiro dizer que este é o cumprimento dos objetivos, uma visão que foi estabelecida muito lá atrás, um plano, e acima de tudo uma capacidade de trabalho, de resistência, e de nunca deixar de acreditar que era possível. Eu creio que mais do que o sonho, houve aqui um objetivo claro de dizer: nós vamos fazer", lembrou. 

O responsável do Berço SC explicou ainda que esta é apenas "uma etapa" e que "há mais para crescer" dentro do recinto desportivo. 

 "Projeto direcionado para o que é fundamental" 

Manuel Machado, presidente da AF Braga 

O responsábel máximo pelo futebol distrital assegurou que este é um equipamento "extraordinário" e que foi "um trabalho de grande envergadura". Elogiou ainda o concelho de Guimarães "que tem feito tudo e mais alguma coisa" para criara condições para a prática desportiva.

O Berço é um clube com "três estrelas de certificação, fruto do desenvolvimento de toda a equipa", com o projeto "direcionado para aquilo que é fundamental". 

"Está feito com uma grande vontade, com uma grande garra, um projeto de aspiração para o futuro". 

 

"A próxima estrela do futebol português pode estar aqui" 

Helder Postiga, representante da FPF

A representar a Federação Portuguesa de Futebol esteve o dirigente Hélder Postiga, que ressalvou o "projeto único e singular" do Berço, disse sentir "orgulho e satisfação" por partilhar um "momento único de crescimento, de mais uma infraestrutura, de mais uma ferramenta para o futebol português, mais uma ferramenta para descobrir talento.

Não sabemos onde estará o próximo Cristiano Ronaldo. A próxima estrela do futebol português pode nascer aqui", atirou. 

 

"Sande São Lourenço volta a ter desporto" 

 Nelson Felgueiras, vereador do Desporto CM Guimarães

O vereador do desporto da autarquia vimaranense, Nelson Felgueiras, ressalvou que "Sande São Lourenço volta a ter desporto. Algo muito importante, sinal que de facto a comunidade nunca desistiu deste sonho, instalação que em 2004 foi um dos centros desportivos do europeu onde estagiou a seleção da Dinamarca"

"Volvidos estes anos, volta a freguesia a ter um equipamento de excelência", num concelho em que "todos os vimaranenses são de primeira."

O Berço é um clube com sinais de "maturidade, credibilidade, confiabilidade e de projeto sustentável".

O vereador destacou ainda que Guimarães tem mais de 10.000 atletas de formação, um "recorde absoluto", cerca de 70 clubes ativos em Guimarães e 41 modalidades. 

 

 "É na base do sucesso do clube que aqui estamos"

  Domingos Bragança, presidente da CM Guimarães

 O presidente da câmara vimaranense reforçou que a “importância estratégica do ponto de vista geográfico e territorial deste investimento”, inserido nas imediações do Castro de Sabroso, o que também vai “atrair visitas” ao património nacional.

A infraestrutura estava “completamente ao abandono” e tinha “do ponto de vista do interesse público” de ser recuperada

Lembrou, tal como fez anteriormente Manuel Machado que, num primeiro momento, aquele espaço foi pensado para uma Academia da AF Braga mas que o Berço, equipa com “consecutivos êxitos e subidas de divisão”, com “a casa às costas e infraestruturas emprestadas”, fez “tudo para merecer” este projeto.

“É na base do sucesso do clube que aqui estamos”, destacou Domingos Bragança. 

 

Comentários