Os incêndios florestais consumiram, entre os dias 15 e 20 de setembro, cerca de 135.000 hectares
A Câmara de Fafe está a realizar ações de estabilização de emergência pós-incêndios para mitigar os impactos nas áreas ardidas na semana passada.
Em comunicado, a autarquia revela que depois "do elevado número de ocorrências de incêndios rurais que assolaram o concelho de Fafe e que resultaram numa extensa área ardida, várias equipas do município de Fafe e também de sapadores florestais estão a realizar intervenções em locais estratégicos, tendo em vista a estabilização de emergência pós-incêndio".
Foram avaliadas as áreas afetadas e criadas medidas imediatas de estabilização pós-incêndio, para reduzir "os impactos negativos provocados pela erosão hídrica, que aumentam o risco de deslizamentos e degradação do solo nas áreas afetadas pelos incêndios", explica a autarquia fafense.
O município e as juntas de freguesia estão também a realizar trabalhos preventivos nas zonas envolventes às áreas ardidas e nas áreas historicamente identificadas como mais sensíveis.
Os trabalhos estão a ser acompanhados e articulados pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Fafe e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.
*c/Lusa
FOTO: DR