"Jogo difícil" na recepção vitoriana ao Zrinjski Mostar
Desporto
Publicado em 20/08/2024

A antevisão de Rui Borges e Manu Silva à primeira mão do play-off da Liga Conferência

O treinador do Vitória, Rui Borges, reconheceu hoje o mérito do Zrinjski Mostar, da Bósnia-Herzegovina, pelo percurso na Liga Conferência de futebol e antecipou um “jogo difícil” na primeira mão do play-off, marcada para quarta-feira.

Rui Borges, de 43 anos, destacou o histórico recente da equipa balcânica, que conquistou cinco campeonatos nos últimos 10 anos e adquiriu maior experiência nas competições europeias, com 49 jogos oficiais contra 30 do Vitória. Na edição anterior da Liga Conferência, o Zrinjski empatou com o Aston Villa (1-1) e venceu o AZ Alkmaar (4-3), resultados que, segundo o técnico, indicam o grau de dificuldade do confronto.

“É uma equipa competitiva, com mérito pelo que alcançou até aqui. Se chegou a esta fase, tem valor. Vai estar motivada e vai lutar com tudo para entrar na fase de grupos. Estamos prontos para enfrentá-los, mas será um jogo difícil”, afirmou na antevisão ao jogo, que terá início às 17:45, em Guimarães.

O treinador espera um adversário “fisicamente muito forte, com presença atlética e boa organização”, destacando a rapidez dos jogadores das alas e a força no jogo aéreo do avançado Nardin Mulahusejonovic. No entanto, Rui Borges garantiu que o Vitória está focado na vitória e apelou à presença dos adeptos para apoiar a equipa.

“Queremos uma equipa ambiciosa e vencedora. Para ganhar, precisamos trabalhar muito e ser rigorosos. Pedimos aos nossos adeptos que venham em massa. Em alguns momentos, pode faltar frescura física e mental, e o apoio deles será fundamental para nos mantermos fortes e conseguirmos a vitória”, sublinhou.

Embora prefira vencer sem sofrer golos, o técnico frisou que o mais importante é ganhar o jogo de quarta-feira, mesmo que não prolongue o início perfeito da temporada, com quatro triunfos na Liga Conferência, frente ao Floriana de Malta e ao Zurique da Suíça, além das vitórias no campeonato sobre Arouca e Estoril Praia, ambos por 1-0.

“Queremos ganhar jogo a jogo. Os meus jogadores têm mostrado capacidade para isso, mas nem sempre vamos vencer por 2-0 ou 3-0. Do outro lado, estará uma equipa que também quer ganhar”, alertou, referindo-se ao Zrinjski Mostar, que eliminou o Bravo da Eslovénia e o Botev Plovdiv da Bulgária nas fases anteriores.

Manu Silva, que regressou à posição de médio defensivo após uma época e meia como defesa central, afirmou que o Vitória está determinado a dar mais um passo rumo a uma inédita presença na fase de grupos da Liga Conferência. O jogador admitiu que a preparação foi limitada, mas que a equipa estudou o adversário através de vídeos.

“Não tivemos muito tempo para preparar o jogo, mas focamo-nos em como podemos explorar o adversário. Não conhecemos o Zrinjski tão bem como os adversários da I Liga, mas o vídeo permitiu tirar conclusões que nos ajudarão a dar uma boa resposta”, concluiu.

O Vitória recebe o Zrinjski Mostar na primeira mão do play-off da Liga Conferência, na quarta-feira, às 17:45, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem do grego Vassilis Fotias.

 

** c/Lusa 

 

Comentários