Honra. GD Porto D’Ave aposta na formação e sonha com a subida
Desporto
Publicado em 10/08/2024

Equipa lanhosense está na Série A da Divisão de Honra da AF Braga 

O GD Porto D’Ave apresentou esta manhã a equipa aos sócios e adeptos, em jogo diante do GD Prado. 

A equipa, orientada por Bruno Peixoto, está na Série A da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga e sonha com a subida, apesar do primeiro objetivo ser alcançar a manutenção para depois poder almejar a algo mais. 

 

"Tenho fé" 

António Coutinho, presidente do GD Porto d'Ave

Em declarações aos jornalistas, o presidente do Porto D’Ave, António Coutinho, disse “não garantir” que a equipa suba mas que tem “fé. Se calhar no próximo ano estaremos lá. É tudo uma questão de começar bem e depois as pessoas não perderem o alinhamento.” 

O dirigente ressalvou ainda que a aposta na formação foi sua e do grupo que o acompanha na direção. “Apostar na nossa gente, nos nossos jovens. Estávamos a vê-los fugir daqui para fora e a ir buscar gente sem qualidade. Isto irritou-nos tanto que toda a gente pensou para o mesmo lado. Temos de fazer este trabalho, temos de tomar este caminho, temos de chamar as pessoas para cá, temos de nos unir e temos de dar o verdadeiro impulso a este clube histórico.” 

António Coutinho sublinhou a importância do público:  “espero que no próximo ano haja conciliação das pessoas com o clube, com as equipas, com os jogadores, para que as bancadas possam voltar a estar cheias e para que a família do Porto d’Ave possa voltar a reunir-se” 

 

"Clube tem ambição na subida" 

Bruno Peixoto, treinador do Porto d'Ave

Bruno Peixoto, treinador do Porto de D’Ave, destacou que é a “primeira vez” que assume “uma equipa a sério”. 

A pré-época está a decorrer "dentro do normal, nesta realidade", embora ainda haja jogadores de férias. Deu conta de que o plantel está quase fechado, faltando apenas "um central”. 

Em relação à aposta na formação, o técnico afirmou que querem "implementar essa aposta sim, mas uma aposta sustentada", sublinhando que os jovens precisam ter "qualidade para integrar o futebol a sério" e não apenas treinar sem ter minutos em campo. O objetivo principal da época é "garantir rapidamente a manutenção para depois podermos olhar para os lugares cimeiros" e, se possível, alcançar o "sonho da subida".

Sobre as contratações, Peixoto mencionou que foram muito criteriosos, tanto a nível técnico como em perceber "como é que eles são fora" do campo, porque consideram que "neste nível isso é o mais importante" para criar um grupo forte e unido. Reconheceu que, apesar de não haver pressão para subir de divisão, o clube tem "essa ambição, esse sonho de chegar lá", mas a prioridade é garantir a manutenção rapidamente.

 

 

Plantel Porto D’Ave 2024/25

Guarda-redes: Julien Brouillard, Pedro Fernandes (ex-Maria da Fonte), Simão Castro

Defesas: Rudney Gomes (ex-Pica), Pedro Maia, Rodrigo Peixoto (ex-Cabreiros), Bruno Oliveira, Xano (ex-Este) 

Médios: Pivas Rodrigues, Roger Costa, Tiago Santos, Luís Maia (ex-Guilhofrei), Renato Lopes, Gonçalo Sá, Bruno Moreira (ex-Celeirós) 

Avançados: Pedro Mendes, Rodrigo Silva, Rafa Torres, Rodrigo Araújo (ex-Guilhofrei), Hugo Vilela, Pedro Mendanha (ex-Guilhofrei)

 

Equipa Técnica

Bruno Peixoto - Treinador Principal

Abel Tiago - Treinador Adjunto 

Gonçalo Moreira - Preparador Físico 

Helder Oliveira - Treinador Guarda-redes

Abel Xavier - Analista 

 

 

 

Comentários