Depois da despromoção da Pró-Nacional e com plantel reformulado, o Desportivo de Ronfe não assume a candidatura à subida. Lino Castro mantém-se no comando técnico.
É uma realidade diferente para o Ronfe. A equipa vimaranense está de volta à Divisão de Honra, depois te ter caído do campeonato Pró-Nacional na reta final da temporada passada.
Com um plantel reformulado, os desafios são muitos e não há uma clara candidatura à subida.
Equipa técnica do Ronfe, liderada por Lino Castro
"Esta divisão vai exigir o máximo de toda a gente"
Lino Castro é o rosto da equipa técnica do Desportivo de Ronfe. Depois de ter pegado no leme na reta final de 2023/24, estará no comando técnico esta temporada, "um desafio" numa divisão "bastante competitiva" que vai "exigir o máximo de toda a gente".
Depois de perder mais de metade do plantel da temporada anterior, o treinador assume que o maior desafio passa mesmo por encontrar um bom grupo para que os resultados surjam com naturalidade. "Esse será de todos o maior desafio: conseguirmos ser uma equipa forte, um grupo unido. Isso tem de ser conquistado ao longo do tempo com trabalho, com muita vontade por parte dos atletas porque isso não ganha jogos mas ajuda muito a conseguir fazê-lo."
"O desafio passa por internamente nós conseguirmos ganhar esse grupo forte para chegarmos a todos os fins de semana e conseguirmos lutar pelos três pontos", atira Lino Castro.
Quanto a uma candidatura ao regresso à Pró-Nacional, é prematuro assumir.
"Não sabemos se a equipa A, B ou C se reforçou muito, pouco. Temos algum conhecimento da maioria das equipas desta divisão mas não temos na sua totalidade. Isso quer dizer que primeiro vamos ter de ver o que vai acontecer."
"O maior desafio será internamente: conseguirmos com as qualidades, as capacidades deste plantel ser fortes para todos os fins de semana lutar pelos três pontos."
"Não adianta nada ganhar 10 jogos se a seguir vamos perder outros 10", explicou Lino Castro, assegurando ainda que depois do início do campeonato pode existir a possibilidade para que a equipa se assuma como candidata à subida.
15 reforços e um plantel reformulado
Parte dos reforços para 24/25
O plantel foi reformulado com a descida à Divisão de Honra e há muitas caras novas no balneário do Ronfe. Cinco jogadores transitam da equipa B e os restantes chegam de outras equipas.
Para já, eis o plantel do Desportivo de Ronfe para 2024/25:
Guarda-redes: Paralvas (ex-Oliveirense), Rui Pereira (ex-Ronfe B) e Tiago
Defesas: Miguelito (ex-S. Paio), Diogo Ferreira (ex-S. Cláudio), Gonçalo Dias e Miranda (ex-Ronfe B), Pacheco, Marcelo, Jojó, André, Zé Diogo e Francisco
Médios: Gabi, Veloso (ex-Oliveirense), Cerqueira (ex-GD Serzedelo), Ruca (ex-S. Paio), Fernando Castro (ex-Bairro), Tomás Silva e Mendes (ex-Ronfe B)
Avançados: Nuno Almeida (ex-S. Paio), André Gouveia (ex-Ruivanense), Dani (ex-S. Paio), Isha, Miguel Lopes, João Francisco e Eduardo
Equipa técnica
Treinador: Lino Castro
Treinadores adjuntos: Carlos Ribeiro e Paulo Teixeira
Treinador de guarda-redes: Vicente Abreu
Jogos de preparação arrancam no sábado
O Ronfe tem sete jogos de preparação agendados para o mês de agosto. O calendário completo já está disponível.