Para assinalar o regresso de milhares de emigrantes, Fafe festeja de 2 a 10 de agosto
É já habitual que na terra da justiça se dêem as boas-vindas aos milhares de emigrantes fafenses e 2024 não será excepção.
O programa da Festa do Emigrante arranca a 10 de agosto, com a exibição do filme-documentário “Era Uma Vez em Portugal”, numa iniciativa do Cineclube de Fafe, na Sala Manoel de Oliveira, às 21:30.
A iniciativa “Petiscos & Arraial”, um arraial minhoto organizado pelo Rancho Folclórico de Fafe, irá decorrer nos dias 3 e 4 de agosto, na Praça 25 de Abril, propõe muita tradição, petiscos, música e dança à mistura. Cláudia Martins atuará no dia 3 de agosto, na Arcada, às 21:30.
O primeiro fim-de-semana de agosto será ainda palco da Copa Ibérica de Petanca que, nos dias 3 e 4, reúne, no Parque do Levante, dezenas de praticantes de petanca.
No dia 4 de agosto, há um Encontro de Clássicos e Desportivos agendado para as 9:30 na Praça 25 de Abril e que conta, além da presença e participação dos colecionadores habituais, de colecionadores emigrantes. Depois das 16:00, a festa “Petiscos & Arraial” continua com animação do “Homem da Gaita”, a banda Show-On, às 22:00, terminando a noite com o DJ Lemos, às 23:30.
A iniciativa de mapeamento dos Fafenses pelo Mundo, decorre na Arcada, no dia 5 de agosto, às 21:15, antes da exibição do filme "Erosão", às 21:30. "Erosão” é um filme realizado pela companhia Enfim Teatro e a S.R. Cepanense que retrata a experiência da emigração no seio da comunidade fafense.
O festival de folclore do mundo “Fest’In Folk”, numa organização conjunta do Município de Fafe e Fest’InFolk Corredoura, decorre no dia 7 de agosto, às 21:30, na Arcada. À mesma hora, na Biblioteca Municipal, será apresentado o livro “Memórias felizes”, da autora fafense Adelaide Pinto. Após as 00:00, na discoteca Mamma Mia, terá lugar uma campanha de segurança rodoviária pela associação francesa Cap Magellan que vise sensibilizar os jovens emigrantes para as questões da segurança rodoviária.
O programa contempla a realização do seminário “Migrações – passado, presente e futuro”, que terá lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Fafe, no dia 8 de agosto. Do programa constam intervenções do Presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, de Luís Miguel Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Portugal e de Hermano Sanches Ruivo, Presidente da Associação ACTIVA - Groupe d'Amitié France Portugal des Villes et Collectivités Territoriales, e atual vereador da Câmara de Paris. O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, também confirmou a sua presença na iniciativa.
Segue-se, pelas 21:30, na Estação Memória, a sessão “Conversas com a Diáspora Fafense”, que contará com a participação de empresários e personalidades da diáspora fafense, e tem como principal objetivo a partilha de experiências de emigrantes de sucesso, a partir de relatos e testemunhos na primeira pessoa.
Várias iniciativas culturais completam o programa: no dia 9 de agosto, às 21:30, no Salão Nobre do Teatro Cinema, a inauguração da exposição de Fernando Mariano Cardeira “Memórias da Ditadura: Sociedade, Emigração e Resistência”, seguindo-se a apresentação do livro “Memórias da Ditadura: Sociedade, Emigração e Resistência” do historiador Daniel Bastos e do fotógrafo Fernando Mariano Cardeira, com tradução de Paulo Teixeira. No momento terá lugar a assinatura de protocolos de doação de obras dos artistas Fernando Mariano Cardeira e Orlando Pompeu. Na Arcada, às 21:30, o Teatro Passos D’Alegria apresentará a peça de teatro “O Morgado de Fafe em Lisboa”.
O programa de boas vindas aos emigrantes encerra no dia 10 de agosto com uma noite de fados de Coimbra, a partir das 21:30, na Arcada.
Pub