Transitam 19 jogadores da época passada e há sete caras novas
O Grupo Desportivo de Selho está pelo segundo ano consecutivo na maior divisão distrital da AF Braga, a Pró-Nacional.
O clube apresentou-se esta sexta-feira com 26 jogadores, 19 que transitam da temporada 2023/24 e sete reforços.
Pela sexta temporada consecutiva, o técnico Stéphane Varela mantém-se no comando da equipa técnica.
“Sucesso nos altos e baixos”
Alberto Pereira, presidente do GD Selho
Alberto Pereira, presidente do GD Selho desde 2016 e que já viu a equipa subir duas vezes de divisão, garante que este é o patamar desejado, uma vez que subir aos nacionais é “uma utopia”.
O esqueleto do plantel mantém-se, com “reajustes” a “pequenas lacunas” que foram supridas para que tudo esteja mais equilibrado.
A época de estreia no mais alto patamar da AF Braga foi uma aprendizagem, explica o presidente: “chegamos à conclusão de que o campeonato é muito longo, tem muitos altos e baixos e nós sofremos com isso e com as paragens que houve, tivemos de nos reforçar para termos opções, para que nos altos e baixos tenhamos atletas bem preparados”.
Regresso ao Campo Monte do Bouro não está previsto
Equipa técnica 2024/25
O Selho jogou a Pró-Nacional em 2023/24 e essa é uma realidade que vai manter-se na época que se avizinha. O presidente do clube assumiu que a questão do campo “é um problema” mas que tem estado em diálogo com as entidades competentes para que se construa “um campo perpendicular” ao atual, para que o Selho possa jogar em casa.
“Este ano, porque as coisas não acontecem de um dia para o outro nem de uma hora para a outra, vamos continuar a treinar cá e a jogar fora, em campo emprestado, para fazermos o campeonato, assegurou Alberto Pereira.
“Vai ser um ano mais competitivo que o anterior”
Stéphane Varela, treinador do Selho
Stéphane Varela é o rosto da equipa técnica do Selho há já seis temporadas, uma rara longevidade.
O treinador acredita que este vai ser um ano “ainda mais competitivo do que o anterior”, ainda que a equipa tenha mantido “a estrutura e a base”, os reforços vão ajudar para que a época seja “mais tranquila”.
Em relação à pré-época, Varela reconhece que a altura é complicada, até porque há muita gente de férias, mas “são as datas que temos e temos de trabalhar com aquilo que temos”. Apesar disso, espera ter o plantel “quase todo preenchido” na pré-época.
O técnico não tem problema em assumir: o Selho merece estar na Pró-Nacional e espera “crescer, evoluir, tentar fazer melhor”.
Há mais soluções para que haja “mais competitividade nos treinos e nos jogos”. No caso dos jogos, para que “se tirar três ou quatro e meter outros três ou quatro a equipa mantenha o mesmo nível” e, em relação aos treinos, “para tentar ter mais soluções e para os próprios jogadores saibam que têm um colega para fazer frente e para estar à altura de os substituir se não estiverem bem”, avisou.
19 renovações e sete contratações
Contratações do Selho
Há sete caras novas no plantel do Selho. Para a defesa, foram contratados Carlos Gomes, Rui Lobo e Alex. Ao meio-campo, chegam Kiko, Pinto e Beni. Pedro Leite reforça o ataque.
Assim sendo, o plantel completo está distribuído desta forma:
Guarda-redes: Vasco Macedo e Jorge Sous.
Defesas: José Carvalho, João Castro, Carlos Gomes, Teixeira, Lobo, João Pedro, Rodrigo, Alex, João Fernandes e Coelho
Médios: Kiko, Paulo Jorge, Chico, Rúben Cunha, Diogo Ribeiro, Beni e Rui Pinto
Avançados: Pedro Leite, Garcia, Zé Pedro, Maurício, Almeida, Zezé e Fábio Ribeiro
Calendário de Jogos de Preparação:
31/07 Santiago Mascotelos (fora)
03/08 Oliveirense (fora)
07/08 Santo Estêvão (casa)
10 e 11 de agosto Torneio de Santo Adrião
14/08 Brito (casa) – jogo de apresentação aos adeptos
17/08 Abação (casa)