Honra. São Cristóvão em estreia numa “mini Pró-Nacional”
Desporto
Publicado em 19/07/2024

Apresentação do plantel foi esta tarde. O clube vimaranense estreia-se na Divisão de Honra 

 

O Grupo Desportivo de São Cristovão, que na época passada venceu a série C da 1ª Divisão da AF Braga, ao sagrar-se campeão com 63 pontos, vai estrear-se na Divisão de Honra em 2025/25. 

 

O clube, sediado em Selho S. Cristóvão, tem um novo homem do leme (Sérgio Silva, ex-treinador do ACD Pica), renovou com 16 jogadores e conta com sete caras novas. 

 

“Um bom campeonato é… Fazer um campeonato tranquilo” 

Sérgio Silva, treinador do GD São Cristõvão

Sérgio Silva, 41 anos, é já um experiente treinador na Divisão de Honra. Passou as últimas dois épocas no Pica, antes tinha estado em clubes como Airão e Os Sandinenses. 

Aceitou o convite do recém-promovido clube porque tem “uma direção de gente que dá confiança para trabalhar”. 

Em declarações aos jornalistas, o técnico lembra que esta é uma divisão “diferente, com muita mais competitividade, muita mais qualidade, quero agradecer por acreditarem em mim para comandar esta equipa para tentar fazer um bom campeonato”.

A dificuldade será muita. “Tenho de os alertar, pode haver jogos a correr menos bem e temos de levantar a cabeça, trabalhar da mesma forma”. 

Bernardino Névoa, antecessor de Sérgio nos comandos da equipa, fez “um trabalho magnífico”. “Tive oportunidade de falar com ele, ele sabia que este ano seria mais difícil porque a divisão é outra”, mas o treinador explica como costumam ser as suas equipas: “muito competitivas, batem-se bem com qualquer adversário, dentro de campo podem ter bons adversários mas não os deixo ir abaixo” 

“A divisão é muito exigente mas eu espero e quero andar do meio da tabela para cima”, afirmou Sérgio Silva. 

 

 Equipa técnica do São Cristõvão para 2024/25

Equipa Técnica 

Sérgio Silva – Treinador (ex-ACD Pica) 

Sérgio Silva – Treinador-adjunto (ex-ACD Pica) 

Pedro Sá – Treinador de guarda-redes

Ribeiro – Técnico de equipamentos 

 

 “Divisão é uma mini Pró-Nacional” 

Rui Machado, presidente do GD São Cristóvão

O presidente do GD São Cristóvão, Rui Machado, tem plena noção das dificuldades que aguardam o clube. “Estamos numa divisão em que toda a gente sabe que é uma mini pró-nacional, tem clubes com um nome muito grande. Nunca pensei, como presidente do São Cristóvão, jogar com estes clubes mas sabemos a realidade para que vamos”. 

Para que tudo corra bem, há que ter os “pés bem assentes na terra, vai ser um ano muito complicado mas queremos manter-nos nesta divisão, fazer o melhor possível, cimentar o maior número de pontos para garantir a manutenção e depois andar tranquilos para ver no que dá”, assegurou Rui Machado. 

 

“Vamos lutar sempre pelos três pontos em casa”

Fred, capitão do GD São Cristóvão

O guarda-redes Fred, capitão de equipa, sabe que a exigência é “completamente diferente da época passada, um patamar acima. Pelo que vimos, vai ser uma série muito exigente, parece quase uma série da Pró-Nacional, com equipas muito competentes, que se estão a reforçar muito, mas acredito que façamos um bom campeonato”. 

“Vamos procurar sempre lutar pelos três pontos em casa, esse vai ser um objetivo”, atirou o guardião de equipa. 

Em relação ao treinador, “vai fazer um bom trabalho. O plantel é bom e tem muita qualidade.”

“Vamos integrá-lo bem no balneário, a ele e a novos elementos. Sempre tivemos um balneário bastante unido, esse é um dos meus focos enquanto capitão. É uma chave para o sucesso”, garantiu Fred.

 

16 renovações e sete reforços 

Reforços para 2024/25

Para o novo desafio, o GD São Cristóvão mantêm na equipa o guarda-redes Fred, os defesas Leiras, Rodrigues, Santos, Cunha, Salgado e Eurico, os médios Edu Costa, Pekas, Germano, Deco, Filipe Salgado, Samu e os avançados Pedro Alves, Rui Pedro e Vítor Hugo. 

Os novos reforços (na foto acima) são Carlos (ex-CCD O Desportivo de Ronfe), Wilson (ex-ACD Pica), Fernando (ex-ACD Pica), Bruno Azevedo (ex-Santiago Mascotelos FC), William (ex-Santiago Mascotelos FC), João Freitas (ex-Desportivo S. Cosme) e Joãozinho (ex-ACD Pica).

 

Jogos de Preparação já agendados 

Operário de Antime: 16 de agosto (fora) 

Santo Estevão: 21 de agosto (fora) 

S. Paio: 23 de agosto (fora) 

Santo Adrião: 28 de agosto (casa)

Esporões (jogo de apresentação): 1 de setembro (casa) 

Ases Santa Eufémia: 4 de setembro (casa) 

 

 

 

 

Comentários