É uma intervenção há muito esperada em Guimarães.
Cinco anos depois de ter recebido os últimos hóspedes, o Hotel da Penha vai ser requalificado.
O imóvel, construído em 1893 e que em 2019 deixou de receber hóspedes funciona nesta altura apenas como restaurante.
De acordo com a Irmandade da Penha, há convergência com a autarquia de Guimarães para “serem encontradas as melhores soluções para viabilizar a recuperação do imóvel”.
Citado em nota publicada no site, o Juiz da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, explica que “apesar de existirem incongruências no PDM (numa das versões, por exemplo, o Parque Campismo surge como a única área de construção de equipamentos e infraestruturas)”, há “condições para salvaguardar o património, valorizar e aumentar a atratividade da centenária Estância Turística da Penha”.
Já o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, diz que esta é uma reabilitação “muito necessária e urgente para a disponibilidade de permanência de quem nos visita, em ambiente religioso e de montanha. É ainda importante para a consolidação da estância da Penha como atração turística e de património natural, imprescindível para a afirmação de Guimarães como cidade que cuida do seu património e que promove a sua paisagem natural, neste caso, classificada como Património Nacional“.
Mais quartos, SPA e uma sala de eventos em busca das 4 estrelas
O projeto de requalificação do Hotel da Penha, da autoria do arquiteto portuense Noé Diniz, prevê a manutenção da fachada, a demolição e a reconstrução do interior do Hotel e a colocação de uma nova cobertura que permite a utilização de mais quartos.
O objetivo passa por preservar a memória do hotel e manter a fachada, uma vez que as alterações vão ser feitas “mais ao nível do interior e da reorganização dos espaços.”
Refere a Irmandade que o hotel vai estar orientado “para o campo do turismo de saúde e bem-estar, passando a funcionar com um SPA. Uma sala de eventos pretende recuperar a memória da realização dos eventos ritualísticos e festivos, como casamentos e batizados.”
Na mira está o objetivo de chegar às quatro estrelas, com uma sala de conferências capacitada para acolher eventos culturais. No exterior, está prevista uma piscina com área social voltada para a cidade.
Pub