O FC Vizela arranca hoje a pré-temporada 2024/25.
Depois da descida de divisão na época anterior, a equipa vai militar na II Liga e há várias alterações em curso.
Ao comando da equipa técnica mantém-se o espanhol Rubén de la Barrera, que dará o primeiro treino na próxima segunda-feira, 8 de julho.
Hoje, 4 de julho, arrancam os exames médicos e as provas físicas, no Estádio do FC Vizela e em clínicas complementares.
Yannick Semedo é a novidade mais recente
O médio cabo-verdiano é reforço dos vizelenses.
O internacional por Cabo Verde, de 28 anos, foi campeão da II Liga com o Santa Clara e até começou a época no Länk Vilaverdense, transferindo-se para os açorianos no mercado de inverno. Em 2023/24 marcou um golo e fez 4 assistências e já em 2022/23 tinha subido de divisão - na altura, da Liga 3 para a II Liga - com a equipa de Vila Verde.
Passou ainda pelas equipas secundárias do Marítimo, União da Madeira, Beira-Mar e Salgueiros.
"Sempre me falaram bem do FC Vizela"
Aos meios do clube, Semedo garantiu estar familiarizado com o FC Vizela, que "desceu à II Liga, mas é um clube que deve estar na I Liga, é um bom clube". Em Vila Verde, partilhou balneário com jogadores que já tinham envergado a rainha ao peito (como André Soares, que esteve nos vizelenses três temporadas e subiu com a equipa do Campeonato de Portugal à I Liga) e as referências foram boas: "sempre me falaram bem do FC Vizela, que é um grande clube".
O médio assegurou ainda que "dá tudo pela equipa, que corre o jogo todo" e não esqueceu os adeptos. "Quando o FC Vizela estava na I Liga acompanhava alguns jogos. Gosto muito dos seus adeptos. Mesmo na II Liga espero que continuem a apoiar".
Várias mudanças em curso
No sentido inverso de Yannick Semedo, seguiu para os Açores o lateral-esquerdo Matheus Pereira, que vai manter-se no primeiro escalão ao serviço do Santa Clara.
Samuel Essende, um dos destaques da temporada passada e que ficou na história como o melhor marcador do FC Vizela na I Liga, foi transferido para o FC Augsburg, da Bundesliga e terá rendido cerca de cinco milhões de euros ao emblema da Rainha.
Tomás Silva, Alex Méndez, Pedro Ortiz, Domingos Quina, Bruno Costa, Osama Rashid, Anderson, Jason Lokilo, Alberto Soro, Buntic, Dylan Saint-Louis e Rodrigo Escoval são outras saídas já confirmadas, além de Samu, histórico capitão dos vizelenses que é reforço anunciado do Vitória SC.
Para lá de Yannick Semedo, já foram anunciadas as contratações de Miguel Tavares e Damien Loppy, mas também a continuidade de Busnic, uma vez que o FC Vizela exerceu a opção de compra do sérvio, prevista no empréstimo celebrado com o FK Vojvodina.
O médio (na foto acima) tem agora um contrato válido até junho de 2026.
Calendário de pré-época definido
O FC Vizela divulgou os cinco jogos de preparação previstos para o período que se avizinha.
O primeiro encontro será frente ao CD Trofense, que milita na Liga 3, no dia 12 de julho em Vizela.
Segue-se, a 20 do mesmo mês, em Aroso (Espanha), um embate diante do Celta de Vigo, clube da La Liga.
O jogo de apresentação dos vizelenses será a 27 de julho com o FC Paços de Ferreira, também da II Liga. Há ainda em Vizela um encontro com o GD Estoril Praia, a 3 de agosto. Os jogos de preparação dos vizelenses terminam a 4 de agosto, de novo em solo espanhol, com o embate frente ao Real Madrid Castilla, equipa B dos merengues.
A II Liga arranca no fim-de-semana de 10 e 11 de agosto.
Pub