Com o objetivo de preservar as tradições culturais da nossa região, o Grupo Folclórico da Corredoura, realizou na tarde deste sábado mais um Linhal da Corredoura.
Com os belos e típicos trajes de campo acompanhados com os cantares característicos do século XIX, os elementos do Grupo Folclórico da Corredoura voltaram a viajar no tempo, para, dessa forma, mostrar a quem passava todo o ciclo do linho... A arrancada, a ripada, a emolhada, o enterro, a moagem em moinho tradicional, a restelagem, a sedagem e a fiada, foram mostradas a todos quantos passavam pelo parque de Lazer da Corredoura.
Foi sem dúvida uma bela mostra de cultura e de preservação das tradições, não faltando os típicos comes e bebes.
Em declarações, o presidente do grupo folclórico, Henrique Macedo, mostrou-se “feliz” pelo evento, assegurando que é das “atividades mais ricas e carismáticas, organizadas pelo Grupo Folclórico da Corredoura.”
Findado o Linhal da Corredoura, tempo agora para trabalhar afincadamente para o Fest’In Folk Corredoura. O Festival com sigla CIOFF organizado pelo Grupo Folclórico da Corredoura, volta a acontecer no segundo fim-de-semana de Agosto, no Campo de S. Mamede, tendo o Castelo de Guimarães como pano de fundo.
Ora, para Henrique Macedo, “um festival com esta dimensão, requer muito tempo de preparação e, uma logística grande, pois tudo é feito ao pormenor, não só para quem assiste, mas também para quem nos visita, como é o caso dos grupos internacionais e de vários continentes.”
Coloque na agenda, entre 7 e 11 de Agosto, o Fest’In Folk Corredoura volta a colorir Guimarães, com desfiles, arruadas, mostras culturais, etc. e ainda três galas a não perder (Gala de Abertura, Gala Nacional e Gala Internacional).
Valerá a pena…
Pub