Ana Cláudia Peixoto, pertence ao núcleo de árbitros de futebol do Ave (Guimarães), subiu ao quadro nacional da arbitragem feminina, à categoria CF3, após a conclusão do curso de formação avançada de árbitros e do seminário específico de árbitras, e observadores de futebol, que se realizou de 7 a 9 de junho, na academia em Rio Maior.
Ana Cláudia, de 29 anos, tem mestrado integrado em engenharia e gestão industrial, e há 5 anos iniciou o percurso na arbitragem. Ana Cláudia preparou- se de forma muito rigorosa para realizar as provas teóricas e físicas, tendo mesmo abdicado da vida profissional, para continuar a trilhar um caminho onde as mulheres têm dificuldade de percorrer. Mas, a nível nacional, já foram dados passos importantes na valorização da carreira de árbitra e do futebol feminino.
Desta forma, Ana Cláudia reforça a representatividade do núcleo do Ave nos quadros nacionais, que já contava com a árbitra Patrícia Ferreira.
A promoção aos nacionais de Ana Cláudia é mais uma conquista importante para a afirmação do jovem núcleo vimaranse na arbitragem bracarense e nacional. É importante ter referências no núcleo que, pelo seu desempenho, se tornam uma espécie de "guias" para os árbitros mais jovens. Ter árbitros no quadro nacional , normalmente têm uma influência muito grande sobre os colegas: aumenta a confiança e melhora o ambiente e torna-se mais fácil para reter e atrair jovens talentos. Apesar de várias dificuldades e adversidades ao longo dos últimos anos, o jovem núcleo de árbitros demonstra estar a criar uma boa dinâmica e revela que a resiliência faz parte daquilo que são. Merecem a felicidade.
Pub