O ténis internacional feminino está de regresso ao Clube de Ténis de Guimarães para o prestigiado Guimarães Ladies Open, que este ano conta com um prémio monetário de 60 mil dólares. A competição, que decorrerá de 10 a 16 de junho, promete animar a Cidade Berço com a presença de algumas das melhores tenistas do circuito internacional.
Este ano, o torneio viu um aumento significativo no prize money, que passou de 25 mil dólares em 2023 para 60 mil dólares em 2024, refletindo a crescente importância e prestígio deste evento no calendário do ténis feminino.
A liderar a lista de inscritas está a holandesa Arianne Hartono, atualmente a 136.ª no ranking WTA, que recentemente disputou a fase de qualificação de Roland Garros. Hartono será acompanhada pela portuguesa Francisca Jorge, que ocupa o 194.º lugar do ranking WTA, tendo já atingido a 184.ª posição em abril deste ano. Francisca Jorge, que estará a jogar em casa no clube que a viu crescer, é uma das principais candidatas ao título, vivendo um dos melhores momentos da sua carreira.
Além de Hartono e Jorge, a competição contará com a presença da checa Gabriela Knutson, atual campeã do torneio e 203.ª no ranking WTA, da norte-americana Elvina Kalieva (204.ª), das australianas Priscilla Hon (216.ª) e Maddison Inglis (223.ª), da francesa Harmony Tan (233.ª) e da veterana norte-americana Varvara Lepchenko, que já foi top-20 mundial e atualmente ocupa a 234.ª posição.
A representação portuguesa será ainda reforçada por Matilde Jorge, 501.ª no ranking WTA, Angelina Voloshchuk, Sara Lança, Maria Garcia, Analu Freitas e Teresa Franco Dias.
pub