O Vitória está na Europa...
Desporto
Publicado em 20/04/2024

O Vitória está na Europa...

Pela terceira vez consecutiva, naquela que se espera que seja uma participação mais duradoura do que as fugazes participações em 2022/23 (eliminado pelo Hajduk Split) e em 2023/24 arredada de ir mais além pelos desconhecidos eslovenos do Celje.

Porém, esta sequência não será a melhor da história dos Conquistadores, que se estrearam na prova de 1969/70, a 10 de Setembro de 1969, perante o Banik de Ostrava. Assim, entre 1995 e 1999, o Vitória participou por quatro vezes seguidas nas provas uefeiras. Nesse período merecerá destaque as eliminações do Standard Liege e do Parma e os confrontos frente a colossos como Barcelona, Anderlecht, Lazio e Celtic.


Outro ponto a merecer realce passará pela participação na fase de grupos da Taça UEFA/Liga Europa. A primeira ocorreu em 2006/07 quando a equipa treinada por Jaime Pacheco, depois de arredar o Wisla Cracóvia, marcou encontro com o Zenit São Petersburgo, o Bolton, o Sevilha e o Besiktas. Tal repetir-se-ia em 2013/14, depois de vencer a Taça de Portugal, e em 2017/18, como consequência do quarto posto da temporada anterior.

Numa história que, provavelmente, terá tido o seu episódio mais bonito em 1986/87 quando a equipa alcançou os quartos de final da Taça UEFA pela mão de Marinho Peres e onde eliminou colossos como o Sparta de Praga e o Atlético de Madrid, bem como o Groningen, também existiram episódios infelizes.

Com efeito, como não lembrar a eliminação na temporada de 1970/71 frente aos escoceses do Hibernian depois da equipa ter dado a volta à eliminatória? Ou no regresso europeu, treze anos depois, perante o Aston Villa, num jogo de pesadelo no Villa Park? Ou, o gelo de Viktovice a fazer Bené escorregar e falhar um penalty decisivo nos oitavos de final da Taça UEFA? Ou, a desilusão turca perante o Fenerbahce em 1990/91? Ou, ainda, o roubo de Basileia quando o sonho da Liga dos Milhões parecia uma realidade em 2008?

Porém, jamais poderemos esquecer as grandes equipas que o Vitória enfrentou. O Barcelona de Figo e de Guardiola. O Ajax de Van der Sar, Bergkamp e Davids. A Lazio de Nesta, Boksic e Casiraghi. O Sevilha no início de um período que o levou a vencer por sete vezes a competição europeia. O Atletico Madrid em 2011... e tantas outras aventuras que afirmaram Guimarães no mapa europeu do futebol.

A propósito, sabiam que o Vitória conta, apenas, com uma participação na Taça das Taças? Tal sucedeu em 1988/89, quando fruto de ter sido finalista da Taça de Portugal do ano anterior, perante o campeão nacional FC Porto, marcou encontro com os neelandeses do Roda, numa eliminatória em que era favorito, mas foi eliminado não obstante o triunfo em Guimarães, por um golo de Roldão sem resposta.

E em 2024/25 como será? Será o Vitória capaz de entrar pela primeira vez no grupo da Liga das Conferências, ou da Liga Europa, dependendo da classificação final, que, pela primeira vez, se disputará num grupo único de 32 equipas, com seis jogos certos? Esperemos que sim!

 

Pub 

Comentários