68 anos de história…
Cultura
Publicado em 01/03/2024

68 anos de História…

É na rua da Corredoura, na Vila de S. Torcato, que se encontra o Grupo Folclórico da Corredoura. Fundado a 1 de março de 1956, completa hoje mais um aniversário, são já 68 voltas ao sol protagonizadas por um dos grupos mais antigos e representativos da nossa região e do nosso Portugal à beira mar plantado.

Com uma história tão rica, não haverá cantinho português que não foi visitado pelo Grupo Folclórico da Corredoura. De Norte a Sul de Portugal Continental, passando ainda pelos Açores e pela Madeira, levando dessa forma as tradições, os cantares e as danças que caracterizam este “nosso” baixo Minho.

São inúmeras as histórias de um povo que tando deu, dá e dará ao folclore, mas sobretudo à cultura portuguesa. Aliás, como se comprova nas inúmeras deslocações além-fronteiras para levar o nome de Portugal, de Guimarães e de São Torcato aos quatro cantos do Mundo.

São dezenas as viagens efetuas pela Europa, contando-se países como, a Espanha, França, Itália, Alemanha, Áustria e Hungria. Mas o som característico das castanholas e das concertinas foi também levado para outros continentes, a Ásia em 2012, na qual o Grupo Folclórico da Corredoura teve o privilégio de participar no maior festival do Mundo, a Folcloriada, um evento que acontece de quatro em quatro anos e que reúne mais de meia centena de países, numa mostra de multiculturalidade mundial, tal aconteceu em Seul na Coreia do Sul. Mais recentemente, em 2023 foi a vez de atravessarem o Atlântico, rumo ao Continente Americano, para aí participarem no Festival de Hidalgo no México.

Mas há muito mais a descobrir num Grupo que vai muito além do óbvio, dos cantares dos dançares das tradições. Um Grupo que ousa arriscar, que ousa inovar, fazer diferente, como se pode constatar no Linhal da Corredoura, bem como nas peças teatrais “A Viagem” ou “O Meu Velho diz que Morre!”, não podendo faltar a “Orquestra da Corredoura” um momento único perpetuado na Gala de Abertura do Fest'In Folk Corredoura.

Hoje é dia de celebração, de memória e de história…

Parabéns Grupo Folclórico da Corredoura

Comentários