2023! Um carrossel de emoções…
Desporto
Publicado em 28/12/2023

O ano civil de 2023 no que se refere ao Vitória ficou marcado, acima de tudo, por mais um apuramento europeu. Com efeito, a equipa orientada por Moreno Teixeira conseguiu através do sexto posto no campeonato conquistar o passaporte para mais uma aventura que, contudo, teria epílogo veloz. Na verdade, a eliminação em casa perante os eslovenos do Celje permanecerá como um dos desaires mais dolorosos da história do Vitória.


Custosa, também, foi a primeira eliminação do ano. No início de Janeiro, em Braga, o Vitória teve tudo na mão para afastar o eterno rival da prova. Esteve a vencer por dois tentos sem resposta, para em cinco minutos, já bem perto do fim, e depois de Nélson da Luz ter escandalosamente falhado o terceiro golo, sofrer três golos e cair.

Além disso, 2023 foi ano de mudanças na SAD. Uma mudança que não foi a pretendida, pois ao invés da VSports, a sociedade que entrou no seu capital assumir papel de relevo, viu-se na contingência, por força das normas da UEFA. A ficar apenas com 29%, não podendo ter administradores nem investir nas infra-estruturas do clube. Uma aposta que, apenas, serviu para pagar a Mário Ferreira o valor remanescente das suas acções, mas que pouco aportará para o futuro à excepção do pagamento de um emprésitmo de 11 milhões de euros contraídos para repor o dinheiro adiantado por esta sociedade...e que, provavelmente, levará a que algumas pérolas da equipa a abandonem no início de 2024.


Mas, 2023, também foi ano de treinadores. Moreno, o herói do apuramento europeu em Maio, passou a vilão em Agosto com a eliminação europeia. Abandonaria o lugar, para dar entrada a uma das mais surpreendentes escolhas em 101 anos de história. Com efeito, a quase ninguém lembraria a opção Paulo Turra que cedo se viu não ter capacidade, nem conhecimento, nem empatia com o grupo, para levar o barco a bom porto. Sairia após a sua única vitória frente ao Estoril, depois de uma reviravolta épica... mas que não lhe bastou!

Seguiu-se Álvaro Pacheco, um homem. capaz de devolver a esperança aos adeptos, pela sua simplicidade, alegria, parecendo estar no Vitória desde sempre. Tanto assim é que as contas voltaram-se a fazer com optimismo e os pensamentos estão todos dirigidos para o primeiro desafio de 2024, em casa do eterno rival.

Pub

Comentários