A levar o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo…
Cultura
Publicado em 02/10/2023

O Grupo Folclórico da Corredoura, irá participar de 8 a 16 de outubro do presente ano, no XXV Festival de Folclore de Hidalgo, no México. O Grupo vimaranense irá uma vez mais, levar os usos, os costumes, a cultura tradicional, a história e o nome de Guimarães e de Portugal, a um dos mais conceituados Festivais de Folclore com a certificação CIOFF, do Mundo.

Será para o Grupo Folclórico da Corredoura, mais um momento de exaltação na História desta instituição.

 

 

Hidalgo

Montanhas escarpadas, piscinas termais, as intrincadas estátuas de pedra, a arte colorida em Pachuca, também conhecida como "a bela cidade com muito vento". Terra de mineiros que trabalham ao som do toque do Reloj Monumental, uma espécie de resposta do México ao tão famoso Big Ben de Londres. É este o cenário que o Grupo Folclórico da Corredoura vai encontrar na visita a Hidalgo, nome que advém de Miguel Hidalgo, também conhecido por terras mexicanas como “Pai da Pátria” por ter sido o iniciador da independência do México.

A cultura nasce do povo, e Hidalgo emana cultura, com os inúmeros museus, lendas, gastronomia e a arquitetura tão própria daquela região central do México.

 Haverá certamente histórias que serão contadas pelo Grupo Folclórico da Corredoura aos habitantes locais para melhor conhecerem Portugal e Guimarães, e tantas outras histórias e memórias que virão para Portugal depois da passagem por Hidalgo no México.

 

Festival

O Festival Internacional Del Folclor de Hidalgo, México, vai para vigésima quinta edição. Um quarto de século, é pois, uma marca marcante para este que é um dos mais conceituados festivais de folclore com certificação CIOFF da América Central.

Um festival que nos últimos vinte e cinco anos foi inovando, deixando de contar exclusivamente com grupos internacionais para, em 2019, numa edição que se pretendeu também celebrar o México, passar a incluir no festival grupos daquele País.

Originalmente o Festival nasceu na cidade de Talacingo de Bravo, mas nos últimos anos tornou-se num festival que abrange todo o Estado de Hidalgo. Ao mesmo tempo o Festival passa a contar com o nome do Estado e, passa a contar com várias cidades, fazendo com que os grupos internacionais participantes passem a conhecer um pouco mais sobre a cultura daquela região.

 

Boa viagem e desfrutem...

Comentários