101 anos de emoções…
Desporto
Publicado em 22/09/2023

101 anos de emoções...

O Vitória cumpre mais um aniversário. Depois de um ano que se festejou o centenário, o clube começa um ciclo que se espera que possa honrar os seus pergaminhos, mas, simultaneamente, projectá-los para feitos mais relevantes.

Na verdade, um dos clubes com o tecido social mais forte dentro da sua base, neste período ficou aquém do que lhe era exigido em títulos. Deu aos adeptos, durante muitos momentos, a ilusão de poder dar o passo além, mas na hora da verdade terá faltado o quase. Aquele quase que fez entrar no léxico dos adeptos expressões como o "pai dos pobres" ou "com o Vitória nunca se sabe."

Por isso, ser vitoriano tem sido, também, viver intensamente os momentos felizes, como o dia 26 de Maio de 2013, que jamais sairá da memória, mas saber lidar com a dor da descida de divisão, de Basileia e tantas outras, cujas feridas ainda se encontram abertas.

Apesar disso, para além do desafio do engrandecimento desportivo, existe a necessidade da consolidação económico/financeira do clube. O futebol mudou e os saudosos anos 80 são uma miragem. O Vitória embarcou, entre necessidade e obrigação, na aventura da SAD e nos consequentes desafios que ela tem-lhe colocado. Poderemos mesmo dizer que a derradeira década do clube terá sempre de ser analisada nos avanços e recuos de um processo que terá um novo episódio no dia 06 de Outubro, quando os sócios vitorianos fizerem voltar à primeira forma algo que se pretendia ser a solução para dar um maior músculo ao clube. 

Atendendo aos tempos modernos, pensamos que a história entre os clubes de futebol, mesmo os centenários como o Vitória, e os parceiros estarão para durar.
Porém, os desafios não se fazem, apenas, do futebol. O ecletismo e a grandeza do clube nas modalidades merecerá ser acarinhado e projectado. Servir de orgulho a todos os vitorianos, que sabem que o êxito não se tem medido, apenas, pelo futebol. Que as modalidades, como os títulos do pólo aquático, do voleibol, do polo-aquático, do futebol de praia, das modalidades de luta, são uma inexorável fonte de orgulho e que merecem o carinho de todos nós, desde os máximos responsáveis até ao mais comum dos adeptos.

 

O Vitória é e será sempre dos adeptos...o Vitória é e será sempre um clube popular, sem distinções de raças e cores, onde todos se sentem identificados, destruindo na bancada o espectro das classes sociais! Talvez, nestes 101 anos, seja essa o nosso maior título e que jamais deveremos perdê-lo! Parabéns Vitória!

 

Pub

Comentários