Guia do Campeonato Pró-Nacional 2022/2023
Desporto
Publicado em 19/07/2022

A Associação de Futebol de Braga, instituição centenária que tutela a modalidade no distrito, já revelou a composição do Campeonato Distrital Pró-Nacional 2022/2023. O pontapé de saída do futebol distrital está marcado o próximo dia 4 de setembro, domingo, com a disputa da Supertaça entre o Dumiense FC/CJP II, vencedor da principal divisão na última época, e os vimaranenses do Brito SC, vencedores da última edição da Taça AF Braga. O Campeonato Pró-Nacional, que engloba 24 equipas, começa no fim-de-semana seguinte, a 10 de setembro. A maratona de futebol distrital deverá chegar ao fim no início de maio. No início de junho, os campeões de série vão disputar o troféu e a promoção ao Campeonato de Portugal numa eliminatória a duas mãos.

O Campeonato Pró-Nacional vai ser disputado por 24 equipas divididas em duas séries de 12 emblemas cada com a Série A a concentrar os emblemas a norte do distrito e a Série B a englobar os clubes que se situam geograficamente a sul. Há oito municípios representados na Série A da principal divisão do distrito. Esposende lidera com três clubes: AD Esposende, Forjães SC e FC Marinhas. Braga e Barcelos, com dois emblemas cada, são segundos. Os bracarenses entram em competição com o S. Paio d’Arcos e o SC Cabreiro enquanto os barcelenses são representados pelo AFC Martim e o Santa Maria FC. Restam seis municípios com um representante cada: AD Ninense de Famalicão, FC Amares de Amares, GD Porto d’Ave da Póvoa de Lanhoso, GD Prado de Vila Verde e Vieira SC de Vieira do Minho.

A Série B, que concentra os clubes do sul do distrito, é dominada por clubes de Guimarães e vai voltar a proporcionar muitos dérbis municipais. Os vimaranenses dominam a série – e o Campeonato Pró-Nacional – ao estarem em superioridade numérica. Das 12 equipas do grupo B, seis são do município de Guimarães (isto significa ainda que 25% da divisão é composta por equipas vimaranenses). O Berço SC, despromovido na última temporada, junta-se ao Brito SC, ao CC Taipas, ao CD Ponte, ao GD Serzedelo e ao GDRC Os Sandinenses. Famalicão, que é o único município com emblemas nos dois grupos do Campeonato Pró-Nacional, tem mais três equipas na Série B: GD Joane, Ribeirão 1968 FC e AD Oliveirense. Há ainda o Arões SC de Fafe, o CCD Santa Eulália de Vizela e o CD Celoricense de Celorico de Basto.

 

Como vai funcionar o Campeonato Pró-Nacional na época 2022/2023?

O Campeonato Pró-Nacional vai ser disputado em duas fases com as 24 equipas a serem divididas em duas séries com 12 emblemas cada. Este modelo competitivo foi introduzido no futebol distrital em 2020/2021 em consequência da pandemia, mas esta será a última época em que estará em vigor. Em entrevista à Rádio Inquieta em abril passado, Manuel Machado, presidente da Associação de Futebol de Braga, relevou a intenção de voltar ao anterior modelo competitivo na época desportiva 2023/2024. “Este campeonato, com duas séries, não faz sentido, a base tem que ser muito mais forte do que a pirâmide lá em cima”, disse.

Na fase regular, as equipas de cada série jogam entre si a duas mãos, em casa e fora, para determinar a classificação que define a etapa seguinte. As quatro primeiras classificadas de cada grupo apuram-se para lutar pela subida ao Campeonato de Portugal. Para isso, os oito emblemas são depois novamente divididos em duas séries com quatro formações cada. No final, os vencedores de cada um dos grupos avançam para lutar pelo título de campeão da divisão.

As equipas que, no fim da primeira fase, estiverem classificadas entre o 5.º e o 12.º posto vão ser divididas, na segunda fase da prova, em quatro séries de quatro equipas cada para evitar a despromoção. As 16 equipas vão ser postas à prova e apenas metade se vai manter no principal escalão do futebol distrital. As duas equipas que obtiverem melhor classificação em cada uma das quatro séries garantem a disputa do Campeonato Pró-Nacional na época seguinte. As restantes oito vão ser despromovidas à Divisão de Honra da AF Braga.

Todas as equipas avançam para a segunda fase da competição com metade dos pontos conquistados na primeira fase, sendo que, se houver necessidade, os pontos são arredondados por excesso.

 

E os restantes escalões do futebol masculino distrital?

O Campeonato Pró-Nacional é o primeiro do calendário, mas não é o único e também as outras competições já têm dia marcado para começar. Depois da disputa da Supertaça, a 4 de setembro, e do início do Pró-Nacional no dia 10 ou 11 do mesmo mês, a Divisão de Honra começa no fim-de-semana seguinte de 17 de setembro. O segundo escalão distrital deverá prolongar-se até ao penúltimo fim-de-semana de maio, ou seja, até aos dias 20 e 21. A I Divisão é a última prova a começar: arranca no fim-de-semana de 1 de outubro e prolonga-se até meio do mês de maio.

Comentários