Kick-Off: um sorteio condicionado para proteger equipas europeias
Desporto
Publicado em 05/07/2022

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebe, pelas 19h00 de hoje, o evento Kick-Off. Nesta cerimónia, que marca o pontapé de saída da temporada 2022/2023, os clubes da Liga Portugal bwin e da Liga Portugal SABSEG – nomeadamente os vimaranenses primodivisionários do Vitória SC e os vimaranenses do Moreirense FC, a atuar na segunda divisão – vão conhecer o emparelhamento das 34 jornadas que decidem o futuro de cada emblema. Com o objetivo de “proteger a competitividade e os clubes que representam Portugal nas competições europeias”, o órgão que regula as competições condiciona o sorteio à partida. Num comunicado divulgado ao final da tarde de ontem, a Liga revelou as condicionantes que tornam o calendário mais previsível e que já permitem começar a desenhar o calendário no caderno.

Todos jogam contra todos na condição de visitado e de visitante. Este é um dado adquirido. Mas não é o único. A Liga impõe seis condicionantes – uma das quais para indicar que a segunda volta tem de ser um espelho da primeira e que Marítimo e Casa Pia começam a temporada a jogar fora de portas – às equipas da elite do futebol nacional e que afetam, em particular, as contas das equipas que têm sede na mesma cidade ou na mesma região geográfica e equipas que participam nas competições europeias.

Com efeito, há quatro conjuntos de equipas que nunca vão disputar jogos em casa ou fora simultaneamente na mesma jornada. Um desses conjuntos é o SC Braga e o Vitória SC. Quando os conquistadores jogarem em casa, os arsenalistas não podem jogar no Estádio Municipal de Braga. O mesmo se aplica ao SL Benfica e ao Sporting CP, cujos estádios distam menos de três quilómetros; e também ao FC Porto e ao Boavista FC, clubes da mesma cidade. Por imposição das Forças de Segurança, o Gil Vicente, de Barcelos, e o FC Famalicão, de Famalicão, também estão abrangidos por esta condicionante. O comunicado estabelece também que a mesma equipa não deve encontrar, em jornadas consecutivas, jogos com os cinco emblemas que tenham obtido melhor classificação média nas três épocas desportivas anteriores e o Vitória SC, com uma média de 12 pontos, é o último a integrar esse grupo, ao lado de FC Porto (média de 17,67 pontos), Sporting CP (17), SL Benfica (16,33) e SC Braga (15).

As equipas do continente não devem ter, na qualidade de visitante, duas jornadas consecutivas agendadas para as ilhas, ou seja, não deverá haver nenhum clube a defrontar, fora de casa, o Marítimo e o Santa Clara em jornadas consecutivas. Na mesma medida, um clube que dispute um encontro com uma equipa participante numa das três competições europeias – seja Champions League, Europa League ou Conference League – não deve disputar a jornada seguinte com outro clube participante dessas mesmas competições.

Acresce ainda que nas jornadas 6, 9, 11, 21, 24, 28 e 32 não poderá haver jogos entre equipas que disputam qualquer uma das competições europeias, ou seja, nestas jornadas não se podem defrontar FC Porto, Sporting CP, SL benfica, SC Braga, Gil Vicente e Vitória SC. A medida, que é uma novidade neste grupo de condicionantes, é consequência da temporada atípica que os clubes têm pela frente: em virtude de o Mundial se disputar no Catar no final do ano, há jornadas europeias em semanas seguidas e, desta forma, evita-se que as equipas europeias se encontrem nos fins-de-semana a meio dessas jornadas.

Para as equipas que participam nas fases de qualificação das competições europeias – como é o caso do Vitória, que vai disputar a segunda pré-eliminatória da UEFA Conference League, e ainda do Gil Vicente e do SL Benfica – há ainda duas outras condicionantes a ter em conta. Estes três clubes sabem que, à partida, não jogam contra equipas das ilhas nas primeiras quatro jornadas e sabem também que não jogam com as cinco equipas que tenham tido melhor classificação média nas últimas três épocas desportivas – as já mencionadas, ou seja, o FC Porto, o SL Benfica, o Sporting CP, o SC Braga e o Vitória SC – nas mesmas quatro primeiras jornadas. Significa isto que só a partir da sexta jornada, agendada para o fim-de-semana de 19 de setembro, é que o Vitória vai viajar para as ilhas ou defrontar um destes clubes referidos.

Na Liga Portugal 2 SABSEG há muito menos condicionantes e nenhuma afeta diretamente os cónegos. Para além da obrigatoriedade de a segunda volta ser um espelho da primeira, há a registar que as duas equipas B em competição – do FC Porto e do SL Benfica – vão jogar entre si o último desafio de cada volta, que o CD Tondela, a BSAD e o SCU Torreense vão jogar na qualidade de visitante na jornada inaugural e que, na derradeira jornada, a BSAD tem de jogar na qualidade de visitante.

O mapa das competições: época atípica com campeonato parado de novembro a dezembro

Recorde-se que a temporada 2022/2023 vai começar com a tradicional disputa da Supertaça Cândido Oliveira. CD Tondela, finalista da Taça de Portugal e despromovido ao segundo escalão, e FC Porto, vencedor da Taça de Portugal e campeão nacional, vão medir forças no dia 31 de julho. Uma semana depois, no primeiro fim-de-semana de agosto, por volta do dia 6, começam as duas competições profissionais. Ambas culminam no dia 28 de maio, uma semana antes da final da Taça de Portugal. O play-off de acesso e manutenção têm jogos previstos para os dias 3 e 7 ou 8 e 11 de junho, já depois da final da prova-rainha. Para os clubes da primeira divisão, a Taça de Portugal consta no calendário a partir de 15 ou 16 de outubro. Os clubes da segunda divisão, no entanto, entram em cena mais cedo, a partir do dia 1 de outubro.

Tanto a Liga Portugal bwin como a Liga Portugal SABSEG vão estar interrompidas entre os dias 13 de novembro e 27 de dezembro por conta do Campeonato do Mundo de 2022 que, atipicamente, vai realizar-se no fim do ano e não na época de verão. É durante esse período que vai decorrer a primeira fase da Taça da Liga. A fase de grupos disputa-se entre 18 de novembro e 17 de dezembro, os quartos de final estão agendados para os dias 20 e 23 de dezembro e a final four, prevista para Leiria, vai discutir-se entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2023.

Comentários