No final da época 2018/2019, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) certificou oito equipas da Associação de Futebol de Braga no que à formação diz respeito. O número cresceu nos anos seguintes e atingiu os 62 certificados entregues no final da última temporada, em 2021/2022, mais 17 do que no período análogo anterior. O Processo de Certificação da entidade que regula o futebol português visa distinguir as entidades de formação de futebol e de futsal de acordo com o nível e a qualidade do processo formativo. No seio da AF Braga, é Guimarães que assume a dianteira. Os clubes vimaranenses receberam, em 2021/2022, 16 certificados (26% do total), mais cinco do que os municípios de Braga e Famalicão, que receberam 11 certificados cada. O Vitória SC, na categoria de futebol masculino, foi o único emblema merecedor da distinção máxima: 5 estrelas.
A FPF considera nove critérios para que os clubes possam concluir o Processo de Certificação: planeamento e orçamento; estrutura organizacional; recrutamento; formação desportiva; acompanhamento médico-desportivo; formação pessoal e social; recursos humanos; instalações e logística; e produtividade. Depois de demonstrar competência nas áreas predefinidas e enumeradas, os clubes podem ser classificados como Entidades Formadoras (se receberem o certificado de 5, 4 ou 3 estrelas), Escolas de Futebol/Futsal (caso lhes seja atribuído o certificado de 2 ou 1 estrela) ou como Centros Básicos de Formação de Futebol/Futsal, também designados por CBFF.
No dossiê do futebol masculino, foram certificadas sete instituições vimaranenses como Entidades Formadoras. O Vitória SC recebeu a distinção máxima de cinco estrelas. Ainda na categoria principal, foram atribuídas três estrelas a Moreirense FC, UD Polvoreira, GD União Torcatense, Berço SC, Brito SC e Pevidém SC. No distrito não há nenhuma Entidade Formadora de 5 estrelas no que respeita ao futebol feminino. O SC Braga foi o emblema a quem foi atribuída a maior distinção com o certificado de 4 estrelas. O emblema do GCD Águias Negras, de Tabuadelo, é o único emblema vimaranense presente na categoria: recebeu o certificado de Centro Básico de Formação de Futebol.
À semelhança da realidade do futebol feminino, o futsal masculino não tem nenhuma Entidade Formadora de 5 estrelas. Ainda assim, o CR Candoso apresenta-se – ao lado dos fafenses do GCR Nun’Álvares - na distinção máxima atribuída: é uma Entidade Formadora de quatro estrelas. O ACR de Lordelo recebeu o certificado de Escola de Futsal com 2 estrelas. A GTEAM é o único representante vimaranense no dossiê do futsal feminino. O clube vimaranense exclusivamente feminino recebeu o certificado de Entidade Formadora de 3 estrelas.
Conheça todos os clubes vimaranenses certificados pela Federação Portuguesa de Futebol:
Futebol Masculino – Entidade Formadora de 5 estrelas
Vitória SC
· Futebol Masculino – Entidade Formadora de 3 estrelas
Moreirense FC
UD Polvoreira
GD União Torcatense
Berço SC
Brito SC
Pevidém SC
· Futebol Masculino – Escola de Futebol de 2 estrelas
CCD O Desportivo de Ronfe
ACD Ases de Santa Eufémia
CD Ponte
· Futebol Masculino – Centro Básico de Formação de Futebol
GDR Amigos de Urgeses
GCD Águias Negras
· Futebol Feminino – Centro Básico de Formação de Futebol
GCD Águias Negras
· Futsal Masculino – Entidade Formadora de 4 estrelas
CR Candoso
· Futsal Masculino – Escola de Futsal de 2 estrelas
ACR Lordelo
· Futsal Feminino – Entidade Formadora de 3 estrelas
GTEAM