Vanessa Marques convocada para o EURO 2022
Desporto
Publicado em 30/05/2022

Vanessa Marques é uma das 23 eleitas por Francisco Neto, selecionador nacional, para representar Portugal na fase final do Campeonato da Europa 2022, agendado para o próximo mês de julho em Inglaterra. É a segunda participação da equipa das quinas na fase final de uma grande competição. O nome da futebolista vimaranense, que já tinha aparecido na inédita convocatória de 2017, a primeira para um torneio desta envergadura, volta a merecer a confiança do selecionador nacional. Vanessa Marques, que começou a dar os primeiros toques na bola ao serviço do Clube Caçadores das Taipas e representa o SC Braga, conta mais de 100 internacionalizações aos 26 anos: 31 ao serviço do escalão sub-19 e 80 com a camisola da equipa principal. Antes de partirem para Manchester, cidade que será a base de operações das lusas durante a fase de grupos, as comandadas de Francisco Neto vão defrontar a Grécia e a Austrália a ritmo de ensaio.

A seleção nacional carimbou a participação no EURO 2022 na sequência da exclusão da Rússia da fase final do torneio. A decisão da UEFA está ligada à invasão russa à Ucrância e à política de exclusão desportiva do país das grandes provas. A turma de Francisco Neto integra, assim, o grupo C e disputa a passagem aos quartos de final com os Países Baixos – campeão em título –, a Suécia e a Suíça. A 13.ª edição da competição vai reunir as 16 melhores seleções do continente. Na primeira fase, há 16 equipas distribuídas por quatro grupos de quatro. As duas primeiras classificadas de cada grupo avançam para a fase a eliminar. O EURO 2022 arranca a 6 de julho, quarta-feira, com as anfitriãs inglesas a receber a Áustria no relvado de Old Trafford. Portugal entra em campo no sábado, dia 9 de julho, depois das 17 horas. A Suíça é o primeiro adversário. Na quarta-feira, dia 13 de julho, Portugal defronta os Países Baixos às 20 horas. No domingo, dia 17, Portugal encerra a primeira fase com a Suécia. Portugal vai jogar no Leigh Sports Village, casa da equipa feminina do Manchester United.

Na participação histórica e inédita de 2017, nos Países Baixos, Portugal não foi além da fase de grupos. Inserido no mesmo grupo de Inglaterra, Espanha e Escócia, a turma lusa acabou na última posição com três pontos conquistados, os mesmos de Espanha – apurada em segundo lugar, a par da Inglaterra. As espanholas chegaram à fase a eliminar por meio dos critérios de desempate. Antes de voar para Inglaterra, onde as comandadas de Francisco Neto vão treinar na Academia do Manchester City, a seleção nacional tem compromissos de preparação agendados com a Grécia no dia 22, pelas 18 horas, no Estádio do Restelo; e no dia 25, à mesma hora, desta feita no Estádio António Coimbra da Mota. Também é no relvado estorilista que as portuguesas vão defrontar a Austrália no dia 28 de junho.

Comentários