Vitória é o 4.º clube com mais espetadores e vai terminar época num estádio vazio
Desporto
Publicado em 11/05/2022

O Vitória vai despedir-se da época 2021/2022 ao início da noite do próximo domingo, dia 15, perante as bancadas despidas do Estádio D. Afonso Henriques. A receção dos conquistadores ao Gil Vicente é o último jogo da temporada. Quando soar o apito final no Estádio D. Afonso Henriques vão fechar-se as cortinas desta edição da Liga Portugal bwin. Com os destinos das equipas já definidos – o Gil Vicente conquistou diretamente o apuramento europeu através do 5.º lugar e o Vitória, por ser 6.º classificado, fica à espera de um triunfo portista sobre o Tondela na final da Taça da Liga para alcançar a Conference League –, o órgão que tutela o campeonato e o Vitória comunicaram, na tarde de hoje, que o último encontro da época “será realizado à porta fechada”. A sanção é consequência de um procedimento disciplinar instaurado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol no dia 11 de agosto de 2020. Em causa estavam os incidentes do jogo entre o Vitória SC e o SL Benfica que se realizou a 4 de janeiro de 2020, ainda referente à época 2019/2020.

Com efeito, o Estádio D. Afonso Henriques não volta a receber adeptos até ao início da temporada 2022/2023. No entanto, ainda não está definido para quando é que este regresso está previsto. Tudo depende da final da Taça de Portugal. No melhor cenário, os conquistadores vão poder regressar ao estádio no final de julho. Para que isto aconteça, o FC Porto tem de vencer a Taça de Portugal ao Tondela de forma a abrir uma nova vaga europeia na tabela classificativa. Neste cenário, o Vitória começa as competições oficiais a 21 de julho, data da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Europa Conference League. A segunda mão joga-se uma semana depois, a 28 de julho. No caso de ser o Tondela a vencer a Taça de Portugal, são os beirões que ocupam a vaga europeia destinada à prova-rainha. A conquista do troféu dará aos beirões o direito a aceder à fase de grupos da Liga Europa e fecha a possibilidade de o 6.º classificado aceder às competições europeias. E adia para o início de agosto o regresso dos adeptos ao Estádio D. Afonso Henriques para os jogos oficiais. O calendário das competições nacionais, já divulgado pela Federação Portuguesa de Futebol e pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, dita que o início do campeonato está agendado para o primeiro fim-de-semana de agosto.

A temporada que está a chegar ao fim ainda foi marcada pelas restrições impostas pela pandemia. O campeonato começou no início de agosto, mas só no início de outubro é que foi autorizada a lotação máxima nos estádios de futebol, ainda assim com restrições. Primeiro exigia-se a utilização de máscara e a apresentação do certificado de vacinação ou de testagem. Quase a meio de janeiro caiu a obrigatoriedade de testagem para entrar em estádios com lotação inferior a cinco mil espetadores. Eventualmente, mais de um mês depois, deixou de ser necessário apresentar o teste negativo ou o certificado para aceder a qualquer estádio, independentemente da lotação.

Com todos os campos da equação preenchida, passaram 183.057 espetadores pelo Estádio D. Afonso Henriques. Foi o quarto número mais relevante na presente temporada. Apenas SL Benfica (543.257), FC Porto (481.637*) e Sporting CP (398.756*) conseguiram levar mais adeptos aos respetivos estádios. No ranking de espetadores, surge o SC Braga depois do Vitória com o total de 134.270 espetadores no total das 17 jornadas. Isto significa que o Estádio Municipal de Braga recebeu menos de oito mil adeptos por jornada. Com 16 jogos disputados em casa – o 17.º não terá público –, o Vitória contou com uma média de 11.441 espetadores por jogo.

* Números provisórios. O FC Porto e o Sporting CP vão terminar o campeonato em casa e, por isso, estes ainda não são números finais.

Comentários