É assim que acaba: Moreirense no sábado, Vitória no domingo
Desporto
Publicado em 09/05/2022

A Liga Portugal já comunicou os horários para a 34.ª e última jornada da edição de 2021/2022 do campeonato. O Moreirense, que encerra a temporada com um dérbi, ainda vai entrar em campo a respirar na tarde do próximo sábado. A combinação de resultados desta antepenúltima jornada, que ainda não terminou, não condenou o clube vimaranense, mas ainda pode atirá-lo para último lugar. O Vitória, que já tem o destino selado e sabe que não sai do 6.º lugar, é protagonista do jogo de encerramento da época.

Os comandados de Sá Pinto vão receber o rival FC Vizela – que já garantiu a manutenção – às 15h30 do dia 14 de maio, sábado. Ligados às máquinas, os cónegos vão viver uma tarde a lembrar outros tempos. A atenção vai dividir-se entre o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas e os redutos onde jogarem as equipas que estão em risco de descer. À mesma hora joga a BSAD em Arouca e o Tondela recebe o Boavista. Os vimaranenses axadrezados estão em 17.º lugar com 26 pontos, mais um do que a BSAD (que joga a 33.ª jornada hoje e recebe o Famalicão) e menos um do que o Tondela, que ocupa a posição de play-off. Os caminhos para a permanência fecharam-se nas últimas semanas para o Moreirense, que não somou nenhum ponto nos três últimos jogos, e resta apenas o tortuoso trilho do play-off. Para o alcançar, os cónegos têm obrigatoriamente de vencer o dérbi e de esperar pela melhor combinação de resultados.

O Vitória SC já sabe que não sai do 6.º lugar: não pode descer nem escalar posições. O último jogo, para cumprir calendário, tem honras de encerramento. O último apito final da temporada 2021/2022 vai ser dado em Guimarães. O Estádio D. Afonso Henriques recebe o confronto que opõe Vitória e Gil Vicente. O jogo já não é de decisão. Com três pontos em discussão, o Vitória, com 45 pontos, não pode alcançar o Gil Vicente, com 51. Assim ditou a combinação de resultados da penúltima jornada: os conquistadores foram empatar ao Estádio do Bessa e viram, no domingo, o Gil Vicente superiorizar-se ao Tondela e garantir o apuramento direto inédito para as competições europeias. O Vitória fica agora à espera do desfecho da final da Taça de Portugal. Portistas e tondelenses vão decidir o futuro e ditar o que espera o Vitória da próxima temporada: se o Tondela ganhar, o 6.º lugar não abre as portas das competições europeias. A história é diferente se o Porto se sagrar vencedor: por estar entre os primeiros três primeiros classificados – é, afinal, o novo campeão nacional –, o 6.º posto dá acesso à 2.ª pré-eliminatória da Europa Conference League, a terceira divisão das competições europeias.

Foto: Moreirense FC

Comentários