João Sousa – vencedor do Estoril Open em 2018 – e Pablo Cuevas – finalista vencido na edição de 2019 – juntaram forças para competir no quadro principal da variante de pares do maior torneio luso em 2022. O vimaranense e o uruguaio derrotaram em dois sets os segundos cabeças-de-série do quadro principal de pares do Estoril Open na tarde de hoje. Com o Court Cascais do Clube de Ténis do Estoril esgotado, o duo luso-uruguaio precisou de pouco mais de uma hora para se superiorizar à dupla favorita. Os australianos Matthew Ebden e Max Purcell foram vice-campeões do Open da Austrália, o primeiro Grand Slam da época, mas não resistiram à primeira ronda na terra batida do Estoril.
Uma hora e oito minutos sob o sol português foi suficiente para Sousa e Cuevas se imporem perante a dupla australiana com o resultado final de 6-4 e 6-3. Foi o português, acompanhado pelo uruguaio, que abriu a primeira jornada do quadro principal da vertente de pares do Estoril Open. As bancadas cheias no feriado em que se celebra a liberdade testemunharam um encontro de sentido único. Bastou ao duo luso-uruguaio quebrar o serviço da dupla australiana no terceiro jogo do set inaugural para estabelecer o domínio. Depois bastou gerir a vantagem para fechar o set com o resultado de 6-4.
No segundo set da partida, Sousa e Cuevas foram os primeiros a ser quebrados e os australianos chegaram a vencer por 0-2. Foi o único momento do encontro em que estiveram em vantagem. A partir de então perderam todos os jogos de serviço. A dupla do vimaranense ainda desperdiçou quatro pontos para fechar a partida sem prejuízo para o resultado final. Ao quinto match point foi de vez. João Sousa e Pablo Cuevas carimbaram a passagem aos quartos-de-final. A dupla vai ter de esperar pelo desfecho do encontro que vai opor a dupla composta pelo argentino Maximo González e o sueco Andre Goransson à dupla composta por Federico Coria e Benoit Paire.
Com a primeira jornada da vertente de pares decidida, o vimaranense João Sousa vira as atenções para o quadro principal de singulares. Ao início da tarde de amanhã, Sousa vai defrontar o argentino Sebastian Baez, 59.º do ranking ATP. O português, 83.º do mundo, vai tentar ser novamente feliz na terra batida portuguesa. João Sousa conta duas derrotas consecutivas já na terra batida. Saiu derrotado da segunda ronda de qualificação em Monte Carlo e foi derrotado na primeira ronda do quadro principal em Belgrado. Amanhã vai entrar em court a jogar em casa e com mais “confiança”, conforme disse no final do encontro de hoje. João Sousa foi o primeiro português a vencer o Estoril Open. Aconteceu em 2018. Na final derrotou o estadunidense Frances Tiafoe por 2-0.
Foto: Millennium Estoril Open