Moreira de Cónegos vai celebrar o futebol distrital
Desporto
Publicado em 18/04/2022

É preciso recuar a 10 de junho de 2019 para avivar as memórias da última festa do futebol distrital. Foi no Estádio Municipal de Fafe que, no feriado em que se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, duas equipas vimaranenses se encontraram para disputar a Taça AF Braga pela última vez. Pevidém SC foi o vencedor e o Berço SC foi o finalista vencido. Naquele momento ninguém podia imaginar o que estava para vir. Mas o inimaginável aconteceu, a pandemia mudou o curso do mundo e o futebol foi suspenso. Depois regressaram os jogos, mas com bancadas vazias. Eventualmente o público voltou às bancadas e aos estádios. E agora, depois de um interregno de dois anos, regressa a festa do futebol distrital. A final da Taça AF Braga, acompanhada da habitual festa do futebol distrital que põe um ponto final na temporada, já tem data marcada. O Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, vai ser palco dos festejos no próximo dia 10 de junho.

AD Ninense, Brito SC, CGD Santa Eulália, Dumiense/CJP II, GD Joane, Os Sandinenses, Santiago Mascotelos e UDC Santo Adrião: duas destas oito equipas vão estar a disputar o troféu mais desejado do distrito em Moreira de Cónegos no dia 10 de junho. Um destes emblemas vai sagrar-se vencedor da edição de 2021/2022 da Taça AF Braga. Os quartos-de-final, que se discutem a 23 e 30 de abril e 1 de maio, vão dividir as águas e apenas quatro vão avançar para a penúltima etapa da competição. Mantêm-se, para já, três equipas vimaranenses em competição. Há ainda duas formações vizelenses, duas famalicenses e outra formação oriunda de Braga.

O Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, inaugurado em 2002, vai receber a final da Taça AF Braga pela segunda vez na história. O recinto foi palco da festa do futebol distrital em 2003/2004. Há precisamente 18 anos, a casa do Moreirense FC acolheu a prova-rainha. Grupo Desportivo Serzedelo e Merelinense Futebol Clube foram os finalistas. Os vimaranenses superaram os adversários que viajaram de Braga no desempate por grandes penalidades.

Comentários