Pró-Nacional: última jornada não alterou ordem da tabela classificativa
Desporto
Publicado em 17/04/2022

Houve goleadas, reviravoltas, triunfos forasteiros e um campeão vencido na 26.ª e última jornada da Série B do Pró-Nacional da Associação de Futebol de Braga, mas o alinhamento da tabela classificativa já não sofreu alterações e estava já definida antes do início dos encontros de ontem. Apenas os clubes da cauda da tabela tinham contas em aberto. O Desportivo de Ronfe confirmou a despromoção à Divisão de Honra. O União Torcatense não deu sequência à série de quatro vitórias consecutivas, perdeu o dérbi e fica assim à espera de saber quais são as equipas do Campeonato de Portugal despromovidas para saber se se mantém no escalão. Os Sandinenses venceram fora de casa e asseguraram a manutenção.

A última jornada reservou ao Brito SC uma visita a Fafe para defrontar os locais do Arões SC. Os vimaranenses, que têm passeado a liderança nas últimas jornadas, encontraram uma equipa que, à entrada para a última jornada, ainda estava a lutar pela manutenção e sofreram a segunda derrota da temporada. O golo solitário de Carlitos deixou o Brito com os mesmos 64 pontos – número que dá o título de campeão de série ao clube vimaranense e ainda acesso ao play-off de subida – e confirmou a permanência do Arões no principal escalão distrital. O emblema de Fafe terminou a prova no 9.º posto com 33 pontos. O Brito SC ainda não dá a época por terminada: vai disputar a Taça AF Braga com a AD Ninense no primeiro dia de maio.

O CD Ponte terminou o campeonato em casa com um dérbi. E uma goleada. O clube de São João de Ponte recebeu o aflito e desesperançado Desportivo de Ronfe e, sem misericórdia, aplicou um triunfo por 5-0 ao emblema conterrâneo. Ricardo Sousa, Tiaguinho, David (x2) e Rui Macedo foram os marcadores que despoletaram a festa da equipa da casa, que terminou a prova no 3.º lugar com 46 pontos, e confirmou a despromoção dos adversários. Depois de duas temporadas consecutivas no mais alto patamar do futebol do distrito, os ronfenses voltam a cair para a Divisão de Honra.

Fechado o pódio, é preciso descer até ao 7.º lugar para encontrar um emblema vimaranense: é o do CC Taipas, que acabou a época com 36 pontos. Foi com um dérbi no Estádio do Montinho que os comandados de Tiago Mota encerraram a temporada 2021/2022. Depois de seis jogos consecutivos sem vencer, os javalis regressaram aos triunfos na última jornada, mas não foi sem sofrimento. O União Torcatense esteve perto de triunfar e carimbar uma reta final ainda mais impressionante – chegou à última jornada mergulhado numa sequência de quatro vitórias. A formação de Miguel Magalhães foi a primeira a marcar e chegou ao intervalo a vencer por 0-1. A segunda parte foi sinónimo de golos. O Taipas empatou, mas voltou a ficar para trás e à entrada dos últimos minutos estava a perder por 1-2. Chegou aos 2-2 perto dos 90 minutos e ainda carimbou o 3-2. Lucas, Zé Grande e Neiva marcaram pelo CC Taipas e Lopes bisou pelo União Torcatense. A formação oriunda de São Torcato beneficiou dos resultados positivos das últimas jornadas e fica no limbo. No 11.º lugar, com 29 pontos, os comandados de Miguel Magalhães ficam dependentes das equipas despromovidas do Campeonato de Portugal.

No 8.º lugar da tabela classificativa ficou a formação d’Os Sandinenses. Os vimaranenses foram a Vizela vencer por 1-3 e encerraram o campeonato com três triunfos consecutivos. Somados os três pontos da última jornada, a formação comandada por Hugo Xavier amealhou 33 no total da temporada e ficou confortavelmente fora das posições de despromoção. A temporada não termina aqui para os vimaranenses, que têm a eliminatória dos quartos-de-final da Taça AF Braga para disputar com o UDC Santo Adrião. A jornada está agendada para 23 de abril.

O GD Serzedelo é a última formação da tabela que sabe que não vai descer de divisão por ter segurado o 10.º posto, última posição que garante a manutenção. Com 32 pontos somados no total das 26 jornadas – mais três do que o União Torcatense –, a formação de Marco Couto caminha para a quarta participação consecutiva no patamar mais importante do futebol distrital. A manutenção não ficou ameaçada com a derrota por 4-2 no terreno do GD Joane, 2.º classificado, e o GD Serzedelo beneficiou de uma combinação de resultados favorável.

Comentários