Depois de ter sido eliminada na primeira ronda do quadro principal de pares, que jogou ao lado da irmã Matilde, Francisca Jorge venceu no quadro principal de singulares do Oeiras Ladies Open e garantiu o apuramento para a segunda ronda do torneio com o primeiro triunfo da carreira numa prova internacional de 80.000 dólares. Foi quando recuperava de uma lesão abdominal que a afastou da competição durante quatro meses que a vimaranense alcançou a melhor classificação de sempre no ranking mundial: a 362.ª posição. À Rádio Inquieta disse que este número lhe parecia um bocadinho “mentiroso”. No entanto, no regresso aos courts confirma o que o ranking já tinha indicado. Com o triunfo importante de hoje concretizado, a vimaranense vai alcançar um novo máximo na próxima atualização do ranking.
No regresso ao court para jogar um encontro do quadro principal de singulares, Francisca Jorge encontrou Alicia Barnett do outro lado da rede. A britânica de 28 anos, 576.ª WTA, entrou na competição como lucky loser para ocupar o lugar da francesa Clara Burel, segunda cabeça-de-série e top-100 do ranking que tinha calhado em sorte à portuguesa no sorteio inicial. Neste encontro, teoricamente mais acessível do que o previsto pelo primeiro emparelhamento, a vimaranense não precisou de mais do que uma hora e 40 minutos para vencer a adversária em dois sets com os parciais 6-1 e 7(7)-6(5).
No set inaugural, Francisca Jorge não encontrou nenhuma dificuldade em impor o seu jogo, quebrou o primeiro serviço da britânica, chegou a vencer por 3-0 e cedeu apenas um jogo para vencer por 6-1 num set quase perfeito. O segundo parcial encaminhava-se para o mesmo desfecho: a vimaranense quebrou o serviço da adversária nas duas primeiras ocasiões e voltou a estar na liderança por 3-0. No entanto, depois acabou por ser quebrada e o marcador ficou equilibrado. O empate a seis ditou que o segundo set se decidisse no tie-break e o desempate foi quase uma fotocópia do próprio set. A portuguesa começou melhor e arrancou confortavelmente para a liderança, mas depois permitiu a aproximação da britânica. Francisca Jorge ainda desperdiçou dois pontos para fechar o encontro, mas ao terceiro não hesitou e encerrou as contas do encontro para chegar à segunda ronda do Oeiras Ladies Open.
A russa Anna Blinkova, 136.ª do ranking WTA, é a próxima adversária da vimaranense. A tenista de 23 anos chegou à segunda ronda depois de ter vencido por 1-2 a espanhola Jessica Bouza Maneiro ao cabo de duas horas e 34 minutos. É a primeira vez que as duas tenistas se vão encontrar dentro de court.
Fotografia: Federação Portuguesa de Ténis