Irmãs Jorge foram eliminadas no regresso de Francisca ao court
Desporto
Publicado em 05/04/2022

Há más e boas notícias no fim do primeiro dia dos jogos do quadro principal de pares do W80 Oeiras ITF. Primeiro a má: as irmãs Jorge foram eliminadas e não avançam para os quartos-de-final da vertente de pares. As vimaranenses não conseguiram superar a dupla mais experiente e a primeira cabeça-de-série composta pela polaca Katarzyna Piter e pela belga Kimberley Zimmermann e perderam por 2-1 com os parciais 6-4, 6(5)-7(7) e 10-7. A boa notícia: Francisca, a irmã mais velha, regressou ao court depois de ter contraído uma lesão em novembro de 2021 e estar afastada da competição desde então. As tenistas portuguesas perderam o primeiro set, mas deram luta e empataram o encontro. No entanto, foram inferiores no super tie-break. Francisca e Matilde vão ainda jogar os respetivos encontros de singulares amanhã.

O sorteio não facilitou a vida às irmãs Jorge e impôs-lhes jogos difíceis tanto na vertente de pares como de singulares. Subiram juntas ao court no regresso de Francisca à competição, mas foram eliminadas na estreia. No set inaugural quebraram o serviço das adversárias numa ocasião, mas foram quebradas duas vezes. No último jogo ainda desperdiçaram quatro pontos de break para diminuir a desvantagem e a dupla formada pela polaca e pela belga fechou o set a vencer 6-4. O segundo set não foi particularmente bem jogado com ambas as duplas a pôr as debilidades em evidência. Três serviços quebrados para cada lado deixaram o resultado no 6-6 e empurrou a decisão do set para o tie-break. Tão disputado como o resto do encontro, o desempate favoreceu as vimaranenses, que venceram por 5-7. Ditam as regras que, num jogo destes, as contas do desempate se façam num super tie-break. Assim foi. A ‘negra’ ainda esteve empatada 7-7, mas depois acabou com um triunfo das adversárias por 10-7.

Apesar de terem sido eliminadas na primeira ronda do torneio, Francisca e Matilde continuam em prova na vertente de singulares. Na eliminatória inaugural do quadro principal de singulares, Francisca Jorge, a irmã mais velha e número um nacional, vai encontrar a britânica Alicia Barnett. É um encontro teoricamente mais acessível para a portuguesa, 362.ª do ranking WTA, do que tinha ditado o sorteio inicial uma vez que Alicia Barnett, 576.ª WTA, entra no torneio como lucky loser. O encontro não começará antes das 16 horas. Matilde Jorge, a irmã mais nova e o número 815 do ranking, tem um desafio mais complicado para superar: do outro lado da rede vai estar a francesa Diane Perry, número 98 do mundo. A vimaranense deverá subir ao court por volta das 10 horas.

Fotografia: Federação Portuguesa de Ténis

Comentários