Depois de três derrotas consecutivas, todas em território estadunidense, o vimaranense João Sousa (90.º ATP) procurou a terra batida de Marraquexe para voltar aos bons resultados. Com entrada direta no quadro principal do Grand Prix Hassan II, um torneio ATP 250, o tenista luso encontrou o argentino Federico Delbonis (35.º ATP) na primeira ronda. O encontro entre velhos conhecidos foi favorável ao português, que venceu por 2-1 e equilibrou as contas do confronto direto. Cada jogador fica, assim, a contar quatro triunfos. Sousa não vencia a um jogador do top-50 mundial desde setembro de 2019. O espanhol Roberto Carballes Baena, 79.º ATP, é o adversário que o espera na segunda ronda.
Duas horas e 28 minutos foi o tempo necessário para João Sousa pôr fim a uma malapata que durava há mais de dois anos e meio. Neste período, o vimaranense foi incapaz de se impor perante um adversário classificado numa das primeiras 50 posições do ranking mundial. O enguiço foi quebrado com um triunfo sobre Federico Delbonis, 35.º do mundo. O número um português quebrou o serviço do adversário em duas ocasiões no set inaugural e, sem dificuldade, lançou-se para um triunfo por 6-2. O segundo parcial foi mais disputado: os dois jogadores quebraram, mas Sousa foi quebrado duas vezes e quebrou apenas uma. Com 5-7 no resultado do set, as contas empataram em Marraquexe. Foi no set decisivo que Sousa sobressaiu: não quebrou, mas quebrou o serviço do adversário duas vezes para fixar o resultado em 6-3.
Depois do triunfo, João Sousa aguardou, mas não foi preciso muito para conhecer o adversário. O emparelhamento ditou que, na segunda ronda, o vimaranense vai enfrentar o espanhol Roberto Carballes Baena. O tenista de 29 anos é o 79.º no ranking ATP e venceu o italiano Marco Cecchinato na primeira ronda: uma hora e 33 minutos foi quanto bastou para aplicar um 2-0. O espanhol ganhou três dos quatro confrontos em que encontrou o português. A única vitória de Sousa remonta a 2011, na altura a contar para os oitavos-de-final de um torneio ITF. Desde então perdeu em 2014, em 2017 e em 2021. No entanto, o confronto direto não entra em court. O encontro está marcado para quinta-feira, dia 7, e não deverá começar antes das 15 horas.