João Sousa, Francisca Jorge e Matilde Jorge têm hora marcada para entrar em court esta semana. O número um nacional do circuito masculino está em Marrocos para competir no quadro principal do ATP250 de Marraquexe. As irmãs Jorge vão poder continuar no Centro de Alto Rendimento do Jamor enquanto competem no quadro principal do ITF W80 de Oeiras. Luís Faria é o único vimaranense que, esta semana, não se vai apresentar em nenhum quadro principal do circuito. O tenista jogou a primeira ronda de qualificação do Challenger de Oeiras no domingo, dia 3 de abril, mas foi eliminado pelo turco Ergi Kirkin por 2-0 e continua mergulhado numa série de maus resultados: soma cinco derrotas consecutivas e já não triunfa há quase um mês.
Os tenistas vimaranenses dão as boas-vindas à temporada de terra batida no início deste mês de abril. João Sousa, número um nacional e 90.º do ranking ATP, já viajou para Marrocos e vai competir no quadro principal do Grand Prix Hassan II, o ATP250 de Marraquexe. É a quarta participação do português no torneio marroquino. Se nas duas primeiras participações não registou resultados memoráveis, na última vez que participou no torneio, em 2018, Sousa alcançou a semifinal, tendo sido derrotado por Pablo Andujar, vencedor daquela edição. Desta vez, João Sousa vai encontrar o argentino Federico Delbonis, 35.º ATP e campeão do torneio em 2016, na primeira ronda. A última vez que os dois tenistas se encontraram foi em 2020, na altura em jogo a contar para o Australian Open. O argentino venceu por 3-0, um triunfo que já se tinha repetido em três ocasiões no passado. No entanto, a vantagem de Delbonis no confronto direto pode ser esbatida já no próximo jogo. Se o argentino já ganhou quatro partidas, o português ganhou três e pode equilibrar as contas com um triunfo. O próximo capítulo desta história vai conhecer o desfecho na tarde de hoje, dia 5 de abril, depois das 14 horas.
Sensivelmente à mesma hora vão subir ao court as irmãs Jorge. Francisca e Matilde vão competir na vertente de pares e singulares do ITF W80 de Oeiras. As duas vimaranenses – a par de Ana Filipa Santos – receberam um wild card para participar no torneio que começou ontem, dia 4 de abril, e se prolonga até ao dia 10. É hoje, dia 5, que Francisca e Matilde vão subir ao court juntas para a primeira ronda da vertente de pares. Do outro lado da rede vão estar duas tenistas mais experientes: a polaca Katarzyna Piter, de 31 anos, e a belga Kimberley Zimmermann, de 26. Este encontro marca o regresso de Francisca Jorge aos courts. A vimaranense de 21 anos está a recuperar de uma lesão desde novembro de 2021 e é ao lado da irmã Matilde, de 17 anos, que vai voltar à competição. Amanhã, dia 6, as vimaranenses vão regressar ao court para os respetivos encontros de singulares. O sorteio ditou que as duas irmãs vão encontrar tenistas francesas classificadas no top-100 do ranking mundial. Francisca Jorge tem encontro marcado com a francesa Clara Burel, 79.ª WTA, e Matilde Jorge vai enfrentar Diane Parry, 98.ª WTA.