Vizinho a sorrir deixa vizinho a chorar
Desporto
Publicado em 03/04/2022

O dérbi concelhio de hoje prometia um espectáculo de grandes emoções. Com as duas equipas ainda com objectivos por alcançar - o Vitória a lutar por um lugar europeu e o Moreirense a lutar pela permanência - esperava-se uma partida disputada, intensa e com todos os ingredientes para deliciar os adeptos de futebol. A promessa feita pelo contexto não se materializou no relvado. Um jogo quase sempre amorfo e desinteressante decidiu-se com um golo solitário de Rochinha pouco depois da hora de jogo.

Mais vontade do que futebol: assim se podem definir os 90 minutos da jornada 28 da Liga Portugal bwin. Com a ausência de Pepa a ser a mais notada - substituído por Hugo Silva -, fruto da expulsão no jogo frente ao Sporting, o jogo começou dividido e com muitas paragens. O tempo útil de jogo era pouco e mal aproveitado tanto por uns como por outros. Na primeira parte, um Vitória pouco intenso estendeu a passadeira para que o Moreirense conquistasse a supremacia. Rosic, Rafael Martins, Paulinho e Jefferson tentaram agredir a baliza de Varela, mas nenhum lance chegou a bom porto.

O ascendente cónego que sobressaia ao intervalo também se notou no regresso dos balneários para a segunda metade. Foi preciso esperar pela linha da hora de jogo para o sentido começar a mudar e se desenhar a reacção do Vitória ao empate que a ninguém servia. Rochinha, que não era o mais inspirado do conjunto vitoriano, foi o homem que decidiu a partida. A bola sobrou para o capitão, que, no corredor esquerdo, atirou para o fundo da baliza de Pasinato. Estava aberto - e fechado - o marcador. O Moreirense tentou dar uma resposta ao resultado negativo, mas viu o Vitória a não permitir um resultado diferente.

O jogo terminou com um vizinho a sorrir e com o outro vizinho a chorar. Os vitorianos estabeleceram-se no 6.° lugar, deixaram o Estoril Praia a 5 pontos e diminuíram distâncias para o Gil Vicente, 5.° classificado com mais 7 pontos. Com um estado de espírito diferente ficaram os cónegos. A formação de Sá Pinto não vai guardar boas memórias desta jornada: para além de perder, viu a B SAD e o Tondela vencerem os respectivos jogos. Com a matemática feita, o Moreirense fica no último lugar da classificação com 20 pontos, menos 6 do que o Arouca, que ocupa o último lugar de manutenção.

Foto: Vitória SC

Comentários