Foi na última chamada, mas ainda a tempo, que Portugal embarcou no voo com direcção ao Qatar. A formação lusa falhou a primeira chamada para o voo europeu no Estádio da Luz ao perder frente à Sérvia por 1-2. Com opções questionáveis e com pouca qualidade, os pupilos do engenheiro foram obrigados a ultrapassar um mini-torneio para alcançar o Campeonato do Mundo de 2022. O primeiro adversário foi a Turquia, superado com um triunfo por 3-1. Depois (hoje) seguiu-se a Macedónia do Norte. A turma dos Balcãs esteve no Estádio do Dragão, mas sem armas para ameaçar a frágil construção lusa.
Levantai hoje de novo/O esplendor de Portugal: cantavam assim as vozes dos mais de 48 mil espectadores presentes no estádio da cidade invicta antes do apito inicial. No entanto, não houve esplendor. Outra vez. Portugal não brilhou, não encantou e não convenceu, mas foi capaz de assentar os tijolos nos momentos mais oportunos. No fim, os trabalhadores, dentro de campo, cumpriram as ordens do engenheiro e responderam à última chamada para o voo. Portugal teve as armas e fez uso delas.
Frente a uma Macedónia do Norte sem energia e num jogo amorfo e sem acontecimentos, Portugal aproveitou um erro de Ritovski para chegar ao primeiro da partida. A combinação de Bruno Fernandes, que recuperou a bola e fez o golo, e Cristiano Ronaldo, que assistiu, lançou Portugal para a liderança do marcador. Regressada dos balneários com a vantagem pela margem mínima, a turma lusa continuou a ser superior a um adversário que nada teve para oferecer. Na segunda parte, Bruno Fernandes foi novamente o homem do golo. Pepe - que voltou ao onze para ser uma das figuras mais relevantes - desarmou, Diogo Jota assistiu e Bruno Fernandes, com a vida difícil, finalizou para o resultado final. Quaresma, jogador do Vitória SC, foi um dos espectadores que festejou desde os camarotes o sucesso da selecção que já representou.
No passaporte português, este é o oitavo carimbo com selo do Campeonato do Mundo. É a sexta participação consecutiva. Portugal alcança, há 22 anos, as fases finais das competições de selecções: são agora seis Campeonatos da Europa e outros tantos do Mundo sem interrupções. O 20.° Campeonato do Mundo da história vai realizar-se entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro no Qatar. Com muita polémica a envolver o torneio (e também as prestações da turma de Fernando Santos), os portugueses podem preparar as bebidas quentes e as mantas para ver o Mundial.