É para marcar na agenda: o futebol regressa a Guimarães ao final da tarde de domingo, dia 3 de abril. Depois da paragem da Liga Portugal bwin para compromissos da seleção nacional, as duas equipas vimaranenses a jogar no mais importante escalão do futebol masculino português marcam encontro no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. As próximas três jornadas já têm horário definido: depois do dérbi, há jogos difíceis. Até à 30.ª jornada, as formações vimaranenses vão jogar também à semana.
O dérbi concelhio que dá o pontapé de saída no mês de abril é já o terceiro capítulo desta história na temporada 2021/2022. As duas equipas já se encontraram duas vezes e não há vencedor declarado à partida: no primeiro da temporada, a contar para o campeonato, venceu o Vitória no Estádio D. Afonso Henriques. Poucos dias depois, já em Moreira de Cónegos, foi o Moreirense a sorrir: um triunfo caseiro por 3-2 atirou o Vitória para fora da Taça de Portugal. O nó pode desempatar-se no dia 3 de abril, depois das 18 horas, ou então um empate pode deixar tudo na mesma. Na tabela classificativa é que está tudo diferente. Nenhuma das duas formações está satisfeita, mas o Moreirense é o mais aflito dos dois, mergulhado que está na zona de despromoção. O Vitória almeja ainda – com um lampejo de sorte – alcançar as noites europeias que tanto teimam em fugir.
Se o confronto entre cónegos e conquistadores vai ser importante para a equação desta temporada, os jogos que se seguem também contam e cada uma das turmas vai disputar os seis pontos em discussão em encontros difíceis. O Vitória passa quase todo o mês de abril sem sair do concelho: depois de jogar na casa do Moreirense, seguem-se duas rondas caseiras. A primeira, correspondente à jornada 29, é de grau de dificuldade elevado. É no dia 10 de abril, também a um domingo, que o FC Porto tem encontro marcado com os vimaranenses. O apito inicial está agendado (também) para as 18 horas. Os vitorianos depois têm de esperar apenas cinco dias para regressar ao Estádio D. Afonso Henriques. Na 30.ª jornada, possivelmente já com as contas mais fáceis de fazer, o Vitória recebe o FC Paços de Ferreira. A partida com os castores está agendada para as 20h30 do dia 15, sexta-feira. Neste momento, apenas três pontos separam estas duas formações: o Vitória é sexto, com 36 pontos, e o Paços de Ferreira é nono, agora com 33 pontos somados.
A vida do Moreirense, na luta pela manutenção, não vai ser fácil, mas o verde é da esperança enquanto a matemática deixar. Depois de receber o compatriota Vitória, os cónegos fazem uma deslocação curta, mas difícil: o Gil Vicente FC, equipa sensação da temporada, vai ser o adversário a abater em Barcelos no dia 8 de abril, sexta-feira, às 20h15. A 30.ª jornada promete um provável duelo de aflitos. Há pontos em disputa até lá, mas no dia 16 de abril, sábado, pelas 15h30, o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas vai receber duas equipas que andaram – e ainda andam – pelos últimos lugares da tabela. Por enquanto, o CD Tondela é 16.º, com 22 pontos, e o Moreirense tem menos dois e está no 17.º. A configuração pode ser diferente quando as equipas se encontrarem, mas é uma jornada que promete muitas emoções e muitos corações palpitantes em Guimarães.
Os horários das equipas vimaranenses na Liga Portugal bwin:
Jornada 28:
Moreirense FC x Vitória SC | 03 de abril, 18h00
Jornada 29:
Gil Vicente FC x Moreirense FC | 08 de abril, 20h15
Vitória SC x FC Porto | 10 de abril, 18h00
Jornada 30:
Vitória SC x FC Paços de Ferreira | 15 de abril, 20h30
Moreirense FC x CD Tondela | 16 de abril, 15h30