No fim-de-semana em que se disputa a 26.ª jornada da Liga Portugal bwin, o Vitória viaja até à ilha da Madeira para defrontar os locais do Marítimo às 15h30 do próximo domingo, dia 13, e o Moreirense encerra a ronda em casa, na receção ao Sporting. A secção profissional do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol já nomeou as equipas de arbitragem: Hugo Silva arbitra os vitorianos e João Pinheiro fica responsável pelo jogo dos cónegos.
Hugo Silva, da Associação de Futebol de Santarém, vai viajar até à Madeira para arbitrar o desafio que opõe os ilhéus aos continentais. As duas equipas regressaram aos triunfos na última jornada e querem manter-se no bom caminho. Na tabela classificativa há apenas um ponto a separar o Vitória, sexto classificado, do Marítimo, na sétima posição: 33 pontos para os primeiros e 32 para os segundos. Um empate manterá a distância, mas poderá significar que outros – como o Estoril – ficam ainda mais próximos. É, por isso, de esperar que as duas formações pisem o relvado com instruções e estratégias para que não haja um nó atado no final dos 90 minutos. O funcionário público de 35 anos já ajuizou uma partida dos conquistadores: esteve na derrota, por 1-0, frente ao Santa Clara na primeira volta, também nas ilhas, daquela feita nos Açores. Hugo Silva vai ser acompanhado pelos assistentes José Luzia e Hugo Coimbra, pelo quartro árbitro Hélder Carvalho. Há ainda a notar que Fábio Veríssimo e Pedro Mota vão assumir as funções de VAR e AVAR.
Depois de um empate sem golos no Etihad Stadium, frente a um condicionado Manchester City, o Sporting viaja para Moreira de Cónegos e vai encontrar um Moreirense em apuros e a contar quatro jogos sem vencer (e com apenas um ponto somado). Os vimaranenses, que não somaram mais do que 20 pontos até agora, continuam em apuros no 17.º lugar da classificação. As distâncias para os lugares fora de água são pequenas e, por isso, os comandados de Sá Pinto não estão ainda condenados e vão querer mostrá-lo frente ao segundo posicionado. João Pinheiro, que é da Associação de Futebol de Braga, vai fazer uma viagem curtinha. O famalicense está habituado a ajuizar os encontros dos moreirenses: esta será a 19.ª partida. Pedro Ribeiro e Luciano Maia, como assistentes, e João Casegas, como quarto árbitro, compõem a equipa. Vítor Ferreira e Nélson Cunha vão comunicar-se pelo auricular como VAR e AVAR.
Eis a constituição das equipas de arbitragem para os jogos das equipas vimaranenses na 26.ª ronda da Liga Portugal bwin:
Maritímo M. x Vitória SC
Árbitro: Hugo Silva
Assistentes: José Luzia e Hugo Coimbra
4.º árbitro: Hélder Carvalho
VAR: Fábio Veríssimo
AVAR: Pedro Mota
Moreirense FC x Sporting CP
Árbitro: João Pinheiro
Assistentes: Pedro Ribeiro e Luciano Maia
4.º árbitro: João Casegas
VAR: Vítor Ferreira
AVAR: Nélson Cunha