No ano em que comemora 100 anos de existência, o Vitória Sport Clube leva o futuro a sufrágio. A primeira Assembleia Geral Eleitoral remonta a 1984: na altura, António Pimenta Machado, presidente do clube desde 1980, disputou a presidência da direcção com o primo Armindo Pimenta Machado. Os 2794 votantes optaram pela continuidade e António Pimenta Machado foi eleito com 69,9% dos votos. No total, a efeméride repetiu-se onze vezes e conhece o 12.º capítulo amanhã, dia 5 de Março.
As urnas vão estar abertas entre as 09h00 e as 19h00. Assim estabelece o artigo 47.º dos estatutos, que dita ainda que o funcionamento da Assembleia Geral Eleitoral se prolongará “se após as 19 horas houver ainda sócios presentes que não tenham votado e pelo tempo necessário a que eles votem”. A Assembleia Geral Eleitoral vai realizar-se no Pavilhão Unidade Vimaranense.
Todos os associados podem votar?
Não, nem todos os associados do Vitória Sport Clube podem votar. O artigo 16.º dos estatutos define quem pode e quem não pode votar. A única categoria de sócios que pode votar – e que pode ser votado para os corpos regentes – é a dos sócios efectivos, ou seja, “as pessoas singulares, maiores de 18 anos, que solicitem a sua admissão para usufruírem de todos os direitos e ficarem sujeitos a todos os deveres estatutários”. Isto significa que os sócios auxiliares (ou seja, os sócios correspondentes, infantis e menores) não podem votar, assim como não o podem fazer os sócios colectivos, os sócios atletas, os sócios de mérito honorário, os sócios beneméritos e os sócios honorários. No entanto, é necessário ainda destacar que nem todos os sócios efectivos podem votar. Votar e ser votado para os corpos regentes exige um ano de filiação. Na Assembleia Geral Eleitoral de 2022, podem votar os sócios que se tenham associado ao Vitória Sport Clube em ou a partir do dia 6 de Março de 2021. Para além da exigência estatutária, é necessário ter tirado a quota n.º 02/2022 até às 18h00 do dia 3 de Março.
O que é necessário apresentar para votar?
Os sócios efectivos que preencham os critérios indicados – ter mais de 18 anos, mais de um ano de filiação ininterrupta e a quota n.º 02/2022 – têm de se fazer acompanhar de dois cartões para poder votar. Conforme informado pelo clube, os votantes têm de apresentar o Cartão de Cidadão e do cartão identificativo de associado com a já mencionada quota n.º 02/2022 (paga até às 18 horas do dia 3 de Março). Para além destes dois cartões, é obrigatória a utilização de máscara no interior do pavilhão.
Quem é que se apresenta a sufrágio no dia 5 de Março de 2022?
Pela terceira vez na história, há três listas que se apresentam a sufrágio nas eleições. Repete-se, assim, um boletim semelhante ao de 2007, quando se apresentaram a sufrágio as listas de Emílio Macedo da Silva (que venceu com 66,07% dos votos), de Manuel Rodrigues (21,52%) e de André Pereira (9,24%); e ao de 2019, quando se apresentaram a sufrágio as listas de Miguel Pinto Lisboa (que venceu com 50,60% dos votos), de António Miguel Cardoso (31,09%) e de Daniel Rodrigues (16,79%). Desta vez, o boletim de voto vai apresentar os nomes de António Miguel Cardoso, candidato pela Lista A e sócio n.º 4530; de Alex Costa, candidato pela Lista B e sócio n.º 11281; e de Miguel Pinto Lisboa, eleito em 2019 para ser o 23.º presidente do Vitória Sport Clube, candidato pela Lista C e sócio n.º 1439. Para além dos nomes dos candidatos à presidência da direcção, o artigo 46.º dos estatutos estabelece que nos boletins de voto vão constar ainda os nomes de todos os que compõem as listas, ou seja, de onze pessoas: dois candidatos à Mesa da Assembleia Geral (presidente e vice-presidente); cinco candidatos à Direcção (presidente e quatro vice-presidentes); dois candidatos ao Conselho de Jurisdição (presidente e vice-presidente) e dois candidatos ao Conselho Fiscal (presidente e vice-presidente).
Como posso conhecer as ideias das listas que se apresentam a sufrágio?
Todas as candidaturas disponibilizam os seus programas em formato digital. Para além disso, disponibilizaram ainda, nas redes sociais, as apresentações das candidaturas, os membros que compõem as listas, as ideias que apresentam e as entrevistas que deram ao longo da campanha eleitoral que se estendeu durante todo o mês de Fevereiro e se encerra hoje, dia 4 de Março.
Lista A - António Miguel Cardoso
Programa
Entrevista concedida à Rádio Inquieta
Volta ao Estádio
Lista B - Alex Costa
Programa
Entrevista concedida à Rádio Inquieta
Volta ao Estádio
Lista C - Miguel Pinto Lisboa
Programa
Entrevista concedida à Rádio Inquieta
Volta ao Estádio