O fim-de-semana futebolístico prestes a arrancar já tem atribuídas as equipas de arbitragem. A Secção Profissional do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol deu hoje a conhecer as nomeações para os jogos da ronda 23 da Liga Portugal bwin. Artur Soares Dias, da Associação de Futebol do Porto, vai ser o árbitro principal na recepção do Vitória SC ao FC Arouca agendado para a noite do próximo sábado no Estádio D. Afonso Henriques. Na noite de domingo, o encontro entre Moreirense FC e FC Porto, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, vai ser mediado pelo juiz Luís Godinho, árbitro filiado à Associação de Futebol de Évora.
O último jogo que Artur Soares Dias arbitrou não foi em solo português. No início de Fevereiro, o gestor de recursos humanos viajou até à Premier League da Arábia Saudita, o principal campeonato do país, para assumir a equipa de arbitragem do confronto entre o Al Nassr e o Al-Tai. No regresso ao país de origem, o árbitro de 42 anos vai estar no Estádio D. Afonso Henriques para ajuizar uma das equipas que melhor conhece. Pela 35.ª vez, o portuense vai arbitrar os conquistadores. Para já, Artur Soares Dias não é amuleto da sorte: testemunhou 13 triunfos, seis empates e 15 derrotas. Na viagem para Guimarães vai contar com a companhia dos assistentes Rui Licínio e André Dias; Bruno Costa é o 4.º árbitro. Responsável por supervisionar tudo vai estar Fábio Melo, VAR, e o AVAR Sérgio Jesus.
O eborense Luís Godinho vai estar em Moreira de Cónegos para o confronto dos locais com o FC Porto. O árbitro de 36 anos vai estar acompanhado pelos assistentes Rui Teixeira e Valter Rufo e pelo 4.º árbitro Miguel Nogueira. Vai contar ainda com a percepção de Vítor Ferreira e Nélson Cunha, respetivamente VAR e AVAR nomeados para esta partida da jornada 23. O internacional, árbitro profissional de profissão, já ajuizou mais de uma dezena de partidas de cada uma das formações. Conta no currículo com 17 jogos do FC Porto e um registo positivo – 12 triunfos, três empates e duas derrotas – e um registo pouco abonatório para o Moreirense: dos 11 jogos que conduziu, quatro desaguaram em triunfos para os cónegos, dois em empates e os restantes cinco em derrotas. No entanto, esteve num encontro entre moreirenses e portistas que é de boa memória para os de Guimarães. Na caminhada que consagrou o Moreirense FC como vencedor da Taça CTT na edição 2016/2017, o encontro entre Moreirense e Porto a contar para a Fase de Grupos, e que terminou com uma vitória da equipa da casa, foi arbitrado por Luís Godinho.
Na jornada 23, o Vitória, primeira equipa vimaranense a entrar em campo, vai tentar manter-se nas paragens europeias e discutir três preciosos pontos – para, no fim, somar 33 – com o Arouca, penúltimo classificado com 18 pontos. Por outro lado, o jogo que se disputará em Moreira de Cónegos vai opor equipas de polos opostos da tabela. Se o Porto quer reforçar o primeiro lugar e fazer 63 pontos no final desta jornada, o Moreirense quer chegar aos 22 pontos e tentar sair da linha de água para voltar a respirar e para se manter mais um ano na primeira divisão. Os encontros estão marcados, respetivamente, para as 20h30 de sábado e as 20h00 de domingo.
As equipas de arbitragem nomeadas para os jogos das turmas vimaranenses na 23.ª jornada da Liga Portugal bwin:
Vitória SC x FC Arouca (sábado, 20h30)
Árbitro: Artur Soares Dias
Assistentes: Rui Licínio e André Dias
4.º árbitro: Bruno Costa
VAR: Fábio Melo
AVAR: Sérgio Jesus
Moreirense FC x FC Porto (domingo, 20h00)
Árbitro: Luís Godinho
Assistentes: Rui Teixeira e Valter Rufo
4.º árbitro: Miguel Nogueira
VAR: Vítor Ferreira
AVAR: Nélson Cunha