João Sousa está nas 'meias' em Pune
Desporto
Publicado em 04/02/2022

Em Pune, na Índia, João Sousa está a viver o que já não vivia há muito tempo. Depois da lesão de 2019, o vimaranense encontrou muitas dificuldades para regressar à sua melhor forma, mas parece estar finalmente no caminho certo. Hoje, ao final da manhã pela hora portuguesa, o tenista venceu o alemão Altmaier, 85.º do ranking mundial, por 2-0 e carimbou a passagem às meias-finais da prova. A última vez que Sousa tinha avançado até esta fase de um torneio ATP remonta a setembro de 2019 em São Petersburgo. Na altura, o português era 64.º do ranking.

Daniel Altmaier, de 23 anos, nunca ameaçou sequer o domínio que Sousa impôs durante todo o encontro. Concentrado, focado e com um ténis de elevada qualidade dentro de quadra, o vimaranense não foi quebrado em nenhuma ocasião, mas forçou o adversário a ceder o jogo de serviço em três ocasiões. O encontro dos quartos-de-final foi resolvido em dois sets e não foi preciso mais do que uma hora e 14 minutos para João Sousa avançar para a fase seguinte com os parciais 6-2, 6-3. Apesar de já ter dado boas indicações nos últimos jogos, foi hoje que mostrou a sua melhor versão dos últimos tempos.

O tenista aguarda a decisão do encontro entre o sueco Elias Ymer (163.º ATP) e o italiano Stefano Travaglia (93.º ATP) para conhecer o adversário da próxima ronda. Pela primeira vez em muito tempo, há apenas um jogo a separar o vimaranense da final de um torneio do circuito ATP. Seja qual for o desfecho desta participação, Sousa já assegurou o regresso aos primeiros 120 lugares do ranking. Na próxima actualização, vai ascender ao posto 118. A escalada poderá ser ainda maior se o tenista alcançar a final e mais significativa ainda se vencer o troféu. Recorde-se que na primeira actualização do ranking no ano de 2022, que aconteceu logo no dia 3 de Janeiro, Sousa estava no 140.º posto.

Comentários