Taça de Portugal: Vitória junta-se ao Brito num trilho histórico
Desporto
Publicado em 03/02/2022

Raquel F. Veiga

O Vitória Sport Clube juntou-se ao Brito Sport Clube na jornada histórica das equipas vimaranenses na edição 2021/2022 da Taça de Portugal. Depois de o Brito carimbar a passagem à quarta eliminatória da competição com um triunfo por 0-2 na casa do Padroense FC, o Vitória venceu a ADC Correlhã com uma goleada por 5-0.

Os golos de Helena Brás e Ana Martins ao Padroense, no primeiro quarto de hora de jogo, no dia 23 de Janeiro, colocaram o Brito na posição de ser o primeiro clube de Guimarães apurado para os oitavos-de-final. Um feito histórico para o clube. No total de três participações - incluindo a actual -, o melhor registo é o de 2020/21. O Brito tinha avançado até à terceira eliminatória, mas viu a prova ser anulada em consequência da situação pandémica que assombrava o país.

O Vitória SC, depois do triunfo de ontem frente à ADC Correlhã, juntou-se ao Brito nos 'oitavos' e à caminhada que já é inédita das equipas vimaranenses. Foi com uma goleada que as condessas carimbaram a passagem à fase seguinte. Os golos de Marta Azevedo, aos 26'; e o de Patrícia Teixeira, aos 30', de grande penalidade puseram a equipa da casa - a jogar no Campo de Jogos D. Maria Teresa - a vencer por 2-0 ao intervalo. Na segunda metade, bastou alargar a vantagem. Daniela Teixeira, aos 84'; e Bruna Marinho, aos 85' e aos 90', encarregaram-se da missão. Nas últimas duas edições da Taça de Portugal, o Vitória nunca avançou além da primeira eliminatória.

A próxima fase da prova-rainha está agendada para a tarde do próximo dia 12 de Fevereiro. O Vitória volta a jogar em casa. Num duelo que se prevê equilibrado, por se tratarem de equipas do mesmo escalão, as condessas vão receber o Guia FC. A formação do Algarve está na segunda fase da II Divisão a lutar pela manutenção. O Brito teve sorte diferente: vai jogar à casa do Amora FC, equipa da Liga BPI. A deslocação é até à freguesia de Amora, no município do Seixal.

Comentários