André André embarca para a Arábia Saudita
Desporto
Publicado em 30/01/2022

André André deixou a braçadeira de capitão do Vitória SC para rumar ao líder da Premier League saudita. A transferência foi anunciada pelo novo clube do jogador ao início da noite pela hora portuguesa, já depois da meia-noite em Riad. O médio internacional, que renovou o vínculo contratual com os vitorianos em 2021, tinha contrato até 2024. Aos 32 anos, o jogador aguarda alta médica – depois de ter testado positivo à covid-19 na última semana – para rumar para a segunda experiência internacional da carreira.

Pela frente está a Arábia Saudita. É em Jeddah, cidade portuária banhada pelas águas do Mar Vermelho, que André André vai aterrar para integrar as fileiras do clube local, o Al-Ittihad FC. Para trás ficam sete anos, divididos em dois takes, em representação do Vitória SC. André André cumpriu 191 jogos com a ‘branquinha’ vestida: 190 pela equipa principal e mais um pela equipa B. O internacional marcou 37 golos ao serviço do clube e venceu a única Taça de Portugal que consta do seu palmarés.

O jogador, natural de Vila do Conde, é já um veterano no mundo do futebol, mas só agora soma a segunda experiência fora das fronteiras portuguesas, mais de uma década depois da primeira. Em 2010/2011, o médio foi emprestado pelo Varzim FC, clube pelo qual se formou, ao Deportivo de La Coruña. Na altura com 21 anos, o jovem atleta juntou-se aos blanquiazules para reforçar a equipa B. Uma experiência de pouca dura: fez apenas três jogos antes de regressar ao clube da Póvoa de Varzim. Em Portugal, o jogador nunca foi além dos clubes a norte: para além do Varzim e do Vitória, representou apenas o FC Porto.

O médio despediu-se dos adeptos vitorianos, ainda sem que ninguém soubesse, no triunfo caseiro por 3-1 frente ao Estoril Praia na última jornada. Por entender que se trata de um contrato financeiramente vantajoso, André André decidiu rumar a outras paragens. Sai por empréstimo e com a opção de compra no final da temporada. A etiqueta é de um milhão de euros. A próxima viagem é a mais longa da carreira do jogador: mais de 7000 quilómetros separam Vila do Conde de Jeddah.

Comentários