45 minutos bons, 45 minutos maus: Moreirense derrotado em Braga
Desporto
Publicado em 30/01/2022

No Estádio Municipal de Braga, os locais receberam o Moreirense FC, ao final da tarde, para disputar os três pontos da jornada 20. Os cónegos de Sá Pinto foram suficientes - e até superiores - na primeira parte, mas não resistiram às alterações de Carvalhal ao intervalo, sofreram dois golos na segunda metade e à derrota caseira frente ao Santa Clara seguiu-se uma derrota fora de portas com o vizinho minhoto por 2-0. Os axadrezados não conseguem escalar para fora da zona de despromoção.

Kevin Mirallas foi o nome que fez de Moreira de Cónegos um dos locais mais cobiçados da janela de transferências deste inverno. O internacional belga começou o jogo do banco, mas foi lançado por Sá Pinto já depois dos 80 minutos de jogo. No entanto, por essa altura já se tinha chegado ao resultado final em Braga e os dois golos dos arsenalistas estavam - e ficaram - sem resposta.

Os visitantes não entraram com meias medidas na partida e Rafael Martins irrompeu ao segundo poste logo no segundo minuto de jogo, mas sem mexer no marcador. Numa primeira parte morna, foi a única ocasião de golo a figurar nos apontamentos durante muito tempo. Com as malhas do Moreirense bem fechadas, o Braga demonstrou dificuldades em chegar perto da baliza adversária. Ao intervalo, as melhores oportunidades pertenciam mesmo aos vimaranenses - fosse por Yan Matheus, aos 26' e 42', ou por Rosic -, mas o nulo persistia, fruto do desacerto dos visitantes.

Carvalhal lançou André Horta, Yan Couto e Vitinha ao intervalo e as alterações deram frutos. O jogo do Braga ganhou qualidade e o golo não demorou. À passagem do minuto 48, Al Musrati desatou o nó. Depois do pontapé de canto convertido, a bola sofreu um desvio acidental em Matheus Silva e o líbio não virou a cara ao golo e à oportunidade de fazer o primeiro da tarde na Pedreira. Não só pelo golo, mas também pelo nível de futebol apresentado, o Moreirense não entrou feliz na segunda metade. Ao golo seguiram-se outras aproximações dos braguistas à baliza de Pasinato. Nomeadamente a de Vitinha, travada pelo braço de Artur Jorge. O jogador do Moreirense já estava no chão quando impediu o cruzamento do adversário com o braço, de acordo com o entendimento de João Pinheiro, validado pelo VAR. Na marca dos onze metros, Ricardo Horta ampliou a vantagem e fechou o marcador. 

A segunda derrota consecutiva para a formação de Sá Pinto deixa os cónegos na mesma posição de despromoção, no 17.° lugar, com os mesmos 16 pontos do Famalicão, mas os famalicenses têm menos um jogo. A próxima jornada reserva à equipa vimaranense uma receção ao Belenenses SAD, último classificado da Liga Portugal bwin. O encontro está marcado para as 21h15 do dia sete de Fevereiro, segunda-feira. 

Comentários