Um troféu por 4853 habitantes
Desporto
Publicado em 29/01/2022

Foi no dia 29 de Janeiro de 2017 que o Moreirense FC se sagrou vencedor da Taça da Liga no Estádio Algarve depois de bater, por 1-0, o SC Braga na final da prova. Foi a primeira vez que a freguesia vimaranense com menos de 5000 habitantes, por intermédio da sua equipa sénior masculina, festejou um troféu desta envergadura.

Depois de Matheus cometer um penalti claro - e inquestionável também para Artur Soares Dias, árbitro da partida -, Cauê converteu da marca dos onze metros. O golo solitário aos 45'+2 acabou por definir a partida e essa edição da Taça da Liga. Os cónegos conseguiram segurar a vantagem pela margem mínima até ao apito final.

O Moreirense de Augusto Inácio alinhou com Giorgi Makaridze, Pierre Sagna, André Micael, Diego Galo, Pedro Rebocho, Cauê, Fernando Alexandre, Francisco Geraldes, Daniel Podence, Ousmane Dramé e Roberto. Entraram ainda Nildo Petrolina e Emmanuel Boateng. Pedro Taborda, Diego Ivo, Jander, Tiago Morgado e David Ramírez foram os suplentes não utilizados.

Para alcançar a final e bater o SC Braga, o Moreirense FC registou um percurso sem mácula: venceu o Estoril Praia por 1-0 na 2.ª fase; venceu ao Feirense por 1-2 e ao FC Porto por 1-0 e empatou 3-3 com o Belenenses na fase de grupos. Na meia-final eliminou o SL Benfica com o resultado final de 3-1 e, na final, com a certeza de que o troféu viajaria para o Minho, Cauê decidiu, com um golo solitário, que seria para Moreira de Cónegos e não para Braga.

(Re)veja o resumo do jogo aqui.

 

Comentários