João Sousa não resiste à prova dos 'quartos'
Desporto
Publicado em 28/01/2022

O vimaranense João Sousa chegou, no Challenger de Quimper, aos primeiros quartos-de-final da temporada, ultrapassou os dois primeiros adversários, carimbou a melhor prestação de sempre naquele torneio francês ao cabo de três participações, mas não resistiu à prova que o sorteio determinou antes das meias-finais. O encontro começou ao início da tarde e durou uma hora e 29 minutos. O austríaco Dennis Novak, 118.º do ranking mundial, venceu em dois sets com os parciais 6-3, 7-6(8-6). O português nunca atirou a toalha ao chão e só perdeu o segundo set no tiebreak.

Os dois tenistas nunca se tinham encontrado antes, mas equiparavam-se quando subiram ao court: Dennis Novak ocupa a 118.º posição ATP e João Sousa ocupa a 140.ª; o austríaco é o terceiro cabeça-de-série do torneio e o português era o sexto. Ingredientes que deixavam antecipar um confronto interessante.

A partida de hoje ficou marcada pela competência no serviço dos dois tenistas e, excluindo o tiebreak, houve apenas um atleta a ser quebrado uma vez: João Sousa no primeiro set. Quando o vimaranense servia para empatar 3-3, viu o seu jogo de serviço quebrado por Novak. Foi o suficiente para dar a liderança ao adversário, que aproveitou para decolar sem turbulência para o 6-3. No segundo set voltou a prevalecer a competência e a sobriedade. Com uns jogos mais disputados do que outros, ninguém quebrou e mantiveram-se sempre próximos até ao 6-6. No desempate, a frente do marcador trocou de mãos constantemente. O português teve a primeira oportunidade de fechar com 5-7, mas com 5-6 no marcador, o português foi quebrado. A partir daí, os pontos pertenceram sempre ao austríaco, que venceu o tiebreak por 8-6.

O vimaranense vai fazer as malas para mais uma viagem longa, desta vez com destino a Pune, na Índia, para participar pela segunda vez na carreira no Tata Open Maharashtra. João Sousa participou no torneio em 2012, mas foi eliminado logo na primeira ronda pelo esloveno Aljaz Bedene. O torneio indiano tem início agendado para o próximo dia 31 e prolonga-se até dia 6 de Fevereiro. Com a chegada aos 'quartos' em Quimper, aguarda-o também uma escalada, ainda que curta, no ranking ATP.

Comentários