Foi num dia como o de hoje, há 60 anos, que Adelino Augusto da Graça Barbosa Barros nasceu na cidade da Praia, em Cabo Verde. Cresceu, tornou-se no guarda-redes Neno, um dos atletas mais acarinhados e uma das figurais mais consensuais do universo futebolístico português. Hoje, num dia que seria de festa pelo seu aniversário, Neno vai ser homenageado pelo clube que representou como jogador, treinador de guarda-redes e dirigente.
É também na tarde de hoje que o mural, da autoria do artista Guel Do It, que adorna uma das fachadas do Estádio D. Afonso Henriques vai ser inaugurado. O rosto de um Neno sorridente vai testemunhar atentamente mais uma homenagem promovida pelo Vitória Sport Clube e pela Comissão do Centenário numa cidade que o acarinhou até ao momento da despedida e que quer manter vivo o legado que construiu em vida.
Como fez inúmeras vezes ao longo dos 59 anos de vida, antes de inesperadamente falecer no dia 10 de junho de 2021, Neno volta a reunir, na tarde de hoje, “muitas figuras do mundo vitoriano e do desporto nacional”, conforme informou o Vitória à imprensa. Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, vão juntar-se a Miguel Pinto Lisboa, presidente do clube vitoriano, e ao plantel de Pepa. O evento, com início marcado para as 18h30, vai decorrer na Praça 26 de Maio e vai ser transmitido em direto nos canais digitais do clube.
Fotografia: Vitória SC